TRILHA NAUFRAGADOS
Dia de sol,  FLORIPA,  SANTA CATARINA

Trilha de Naufragados com as kids

O dia amanheceu bonito em Floripa e as primas das meninas estavam na cidade para uma visitinha, então resolvemos reunir a galerinha e partir para fazer uma trilha em família. A escolhida da vez foi a Trilha de Naufragados, uma das mais indicadas para fazer com crianças por aqui. Vem conferir como foi a nossa experiência.

Era nossa primeira vez fazendo esse percurso. Para chegar lá, fomos em direção ao extremo Sul da Ilha. Passamos pelo Ribeirão e a 40km do centro de Floripa chegamos na Caieira da Barra do Sul. Ao fim do calçamento da Rua Baldicero Filomeno (onde também é o ponto final do transporte público), há um estacionamento para deixarmos o carro. E é lá mesmo o inicio da Trilha de Naufragados.

POR QUE NAUFRAGADOS?

Segundo a história, duas embarcações portuguesas que seguiam com destino ao Rio Grande do Sul naufragaram no ano de 1753 por ali. Dos 250 colonos, menos de 80 teriam sobrevivido. Parte deles passou a viver na região, na companhia dos índios que lá habitavam.

O CAMINHO ATÉ A PRAIA

A trilha possui aproximadamente três quilômetros e o percurso leva cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do seu ritmo durante o trajeto. Ela é bem marcada e com poucos desníveis. Na única bifurcação do trecho, o caminho à direita leva ao farol. É preciso mais uma hora de caminhada até lá, mas não foi esse o trajeto que seguimos. Continuamos pela trilha principal, encontramos riachos de água potável, onde conseguimos nos refrescar, mas também é preciso atenção com as crianças para não escorregarem nas pedras com limo.

placas trilha de naufragados
Crianças analisavam as placas educativas que existem ao longo da trilha

Ao final da Trilha de Naufragados, a recompensa! Uma praia extensa e quase sempre pouco movimentada. Sempre bom levar muita água e lanchinhos para as kids. Nós esticamos a canga e fizemos um piquenique seguido de banho de mar. Para quem preferir, há também restaurantes de pescadores por ali que servem refeições caseiras à base de frutos do mar, mas leve dinheiro porque eles não aceitam cheque ou cartões. Esses são os únicos estabelecimentos que você vai encontrar por lá. De resto é só natureza já que estamos em meio ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma área de preservação ambiental.

contemplando trilha naufragados
Mari observando a movimentação na praia de Naufragados

Ficamos um tempo ali sentados observando a paisagem e pudemos avistar a Ilha de Araçatuba, onde fica a Fortaleza de mesmo nome, mas que não é aberta a visitação.

Na volta, percorremos o mesmo caminho. Outra opção seria pegar um dos barcos de pescadores locais até a Caieira, o que ficou para uma outra oportunidade.


Confira também:

Museu Arqueológico ao ar livre em Floripa

6 museus em Floripa para levar as crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.