Zoo de BC: Muito mais que uma “vitrine de animais”
Quando falamos em zoológico no estado de Santa Catarina muita gente já pensa no zoo de Pomerode. Porém, o que você talvez não saiba é que Balneário Camboriú também tem um zoo para chamar de seu e olha que ele não é novo não! O Zoo de BC existe desde 1981 e seu objetivo principal não é ser apenas uma vitrine de animais, mas trabalhar a educação ambiental na sociedade. Quer saber o que tem de diferente por lá? Fomos visitar o espaço e contamos tudo para vocês aqui nesse post. Confiram!
Educação ambiental no Zoo de BC
Inaugurado em 1º de dezembro de 1981, o complexo abrange mais de 40 mil m2. Composto de cerca de mil animais, distribuídos em espécies de aves, mamíferos e répteis, o zoo está situado às margens da BR 101, no km 137. O espaço surgiu da necessidade de atender o fluxo de turistas que visitam o litoral catarinense todos os anos.
Porém, o Zoo de BC é um zoológico diferente dos tradicionais. Aqui você não vai encontrar girafa, elefante, hipopótamo… e sabe porquê?! O espaço hoje existe para atender aos animais vítimas de tráfico e de maus-tratos. O foco principal aqui é a educação ambiental, muito mais válido do que apenas expôr os bichinhos. Legal, né?!
Por todo o local há placas espalhadas explicando a origem dos animais e o tratamento que eles estão recebendo. Uma excelente oportunidade de explicar na prática para as crianças sobre o respeito e a necessidade de preservação das espécies.
Assim que chegam ao zoológico, cada animal é cuidadosamente monitorado. Dentro do complexo há também um aquário e cinco museus: arqueológico, oceanográfico, de taxidermia, artesanato catarinense e do pescador, além de um núcleo de educação ambiental e um berçário.
Explorando o zoo
Logo na nossa chegada pegamos à passarela (que inclusive é acessível a pessoas com deficiência) e fomos explorando o caminho. As meninas piraram nas lhamas que estavam ali bem pertinho.
No Aquário Professor Tremel possui diversas espécies de peixes de pequeno a grande porte, onde destacam-se tambaquis, pacús, carpas coloridas, traíras, acará-bandeira e uma coleção de peixes japoneses, distribuídos em 20 tanques de água doce .
Dentro do tema “Conhecer para Preservar”, o berçário tem como finalidade o atendimento aos filhotes muitas vezes debilitados por fatores como perda dos pais, crimes ambientais, rejeição, ferimentos, entre outros. Aqui há equipamentos modernos, adequados para que os animais recebam os devidos cuidados para se desenvolverem e contribuirem para a sobrevivência das espécies e conservação da fauna.
O serpentário é um local onde são mantidas várias espécies de serpentes peçonhentas com destaque para a cascavel e a jararacuçu e não-peçonhentas, como canina, jibóia, cobra-do-milho e outras.
Museus do Zoo de BC
O acervo do Museu Arqueológico foi encontrado na praia de Laranjeira, em BC, e foi um dos últimos trabalhos do grande arqueólogo Padre João Alfredo Rohr. Reúne um grande número de peças com mais de 3.000 anos comprovados pela datação do carbono 14, realizado nos Estados Unidos. Entre elas estão machados com corte perfeitamente polidos, objetos de adorno fusiformes polidos, batedores, amoladores, pontas de flechas ósseas, cerâmicas, agulhas e anzóis.
Também estão em exposição 18 esqueletos onde se destacam duas índias grávidas; um fogão da antiga aldeia indígena conservado intacto e um bloco testemunho, corte de terra pertencente ao Sítio Arqueológico.
O Museu Oceanográfico apresenta uma exposição permanente de espécies marinhas. Sua finalidade é dar suporte às atividades de ensino e auxiliar pesquisas sobre biodiversidade oceânica. O Museu do Pescador, por sua vez, é uma homenagem ao pescador artesanal catarinense.
No Museu da Taxidermia é possível observar exemplares de mamíferos, aves e répteis. Eles encontram-se em ambientes que simulam seus habitats de origem, como cerrado, regiões de banhado, floresta atlântica, entre outros. Já o MAC – Museu do Artesanato Catarinense surgiu para demonstrar as tradições regionais através do artesanato de cerca de 30 diferentes povos que habitam o estado.
Complexo Ambiental Cyro Gevaerd – Zoo de BC
Algumas pessoas conhecem o local como Zoo da Santur, isso porque ele foi idealizado pelo ex-presidente da Santa Catarina Turismo S.A. (Santur), Cyro Gevaerd, ano de 1981. Natural de Brusque, Cyro faleceu em 1996, mas foi só em 27 de junho de 2007 que o governo de SC assumiu a administração do Parque Cyro Gevaerd.
Lá dentro há dois espaços para lanches rápidos, picolés e bebidas. Os protocolos de saúde para prevenção do Covid estão sendo seguidos e totens de álcool gel estão espalhados por todo o parque.
Foi uma experiência muito enriquecedora, cheia de conhecimento para nós e para as kids. Elas viram o que a má ação do homem faz aos animais e entenderam o porquê da importância de protegermos cada espécie. Foi um momento especial em família!
- Endereço: Br 101 Km 137 – Balneário Camboriú/SC
- Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h30 às 17h30
- Ingressos: R$ 40 / 20 (meia) – Antecipados aqui neste link ou na bilheteria somente com dinheiro, PIX e cartão de débito na bilheteria
- Menores de 5 anos são isentos
- Mapas do parque podem ser adquiridos na bilheteria ao custo de R$ 1.
Um comentário
Yana
Adoro esse zoo, mas acho importante esclarecer que ele não fica em Balneário Camboriú, mas na Cidade de Camboriú que é continental e fica do outro lado da BR.