Acidente doméstico: O vidro do boxe estourou na minha filha!
Já tinha visto relatos na internet de mães que levaram um susto quando o vidro do boxe estourou enquanto seus filhos tomavam banho. Porém, é aquela velha história de achar que isso não vai acontecer com a gente. Pois eis que aconteceu! Ainda bem que não tivemos nenhum ferimento grave, mas que o susto foi grande, isso foi! E eis que descobri que esse tipo de acidente doméstico é mais comum do que eu imaginava.
Como tudo aconteceu
Eu estava em casa me preparando para jantar quando escutei um estrondo enorme. Como fiquei em dúvidas se o barulho tinha sido na nossa casa ou na vizinhança, aguardei uns segundos para ver se ouvia a voz das crianças. Não deu outra! Logo escutei um “Mãaaaaaaae!” com a voz da Mariah.
Perguntei onde ela estava e ela me veio com um “aqui!”. Fui seguindo em direção aos quartos quando a vi a luz do meu banheiro acesa. Uns passos a frente e dei de cara com uma cena desesperadora: Milhares de cacos de vidro no chão do boxe e a Mari no cantinho com uma expressão assustada e chorando muito.
A primeira coisa que fiz foi observar cada cantinho do corpo dela para ver o impacto do acidente. Tinha um pouco de sangue e, enquanto ía tentando acalmá-la, ía também isolando a área em que ela estava para afastar os cacos de vidro. Quando achei que estava suficiente, peguei minha filha no colo e levei para um outro banheiro. A ideia era jogar uma água para ver se não havia ficado nenhum resquício de vidro pelo corpinho dela.
Quase não consegui acreditar que ela tinha sofrido apenas dois pequenos cortes em uma das mãos. Foi muita sorte! Enquanto eu a banhava, ela repetia sem parar: “Desculpa mãe, desculpa! Eu não sabia que quebrava assim!” Pecado! Peguei o rostinho dela e olhando bem em seus olhos fui enfática: “Não precisas pedir desculpas. A culpa não foi sua!” Mesmo assim ela continuava chorando muito. O susto foi enorme!!
Depois do susto
Deitei com ela na minha cama, limpei os cortes e coloquei band-aids divertidos. Ficamos ali um bom tempo abraçadas. Enquanto ela ía se acalmando falei para ela: “Minha filha, precisamos agradecer ao seu anjo da guarda. Com aquela quantidade toda de vidro no chão, você só teve ferimentos superficiais. Hoje o seu anjo da guarda teve trabalho!”.
Ainda grudadinhas uma na outra, ela se acalmou. Pediu para dormir comigo e eu prontamente atendi seu pedido. Falou que nunca mais ía querer tomar banho. Foi ficando quietinha na minha cama, até dormir. Nessa hora fui para a internet pesquisar e fiquei pasma ao ver como esse tipo de acidente é comum!
Precauções e Informações sobre o boxe de vidro
Aos pesquisar os possíveis motivos da quebra do vidro do banheiro e como fazer para evitar que esse acidente se repetisse, descobri o site da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos). Com a intenção de apresentar informações didáticas sobre o produto de vidro mais popular do Brasil, a Associação criou o programa De Olho no boxe (apoiado pelas empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro). Vale a pena conferir!
Atenção às normas
Segundo informações da Abravidro, a norma técnica que trata sobre o assunto é a NBR 14207 e seu nome, Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança. A norma visa estabelecer os vidros permitidos para tal fim que são:
Temperado
Esse vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido. Isso faz com que a peça se torne até cinco vezes mais forte e, ao quebrar, seja fragmentada em pedaços pequenos e não pontiagudos. Vale ressaltar que o vidro depois de temperado não pode ser cortado, furado ou lapidado — isso deve ser feito antes do processo de têmpera
Laminado
Basicamente é um sanduíche de vidro. É composto por duas ou mais lâminas fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos ficam presos na camada intermediária, evitando ferimentos.
Temperado com Película
O vidro temperado recebe uma película de segurança que deve ser aplicada antes da instalação do vidro. Isso porque a peça inteira deve receber o filme, inclusive a que ficará presa na estrutura. Outro ponto importante é que o fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta. Além disso, os fragmentos devem permanecer presos à estrutura por pelo menos duas horas após a quebra.
O que observar durante o uso
Enquanto você desfruta de um delicioso banho, preste atenção em alguns sinais de desgaste. Se perceber um destes problemas, interrompa o uso e chame um vidraceiro.
- As bordas do vidro apresentam lascas — em caso positivo, o vidro deverá ser trocado para evitar eventuais quebras
- A abertura e o fechamento do boxe exigem esforço
- O vidro encosta no chão durante sua abertura e fechamento
- O puxador encosta na borda do vidro fixo quando a porta está aberta
- O vidro entra em contato com algum material mais rígido (parede, parafuso, perfil, etc). Isso ocorre quando o sistema está sem os batedores!
- A guia da porta está ressecada ou muito flexível
- A estrutura do boxe não está firme
- O sistema não é estanque, permitindo a passagem de água para fora do boxe
Manutenção do boxe de vidro
Ainda assim, para nós que somos consumidores leigos pode ser difícil identificar o desgaste natural das peças que compõe o boxe do banheiro. Para isto, a norma técnica diz que a manutenção preventiva deve ser feita a cada 12 meses por um profissional vidraceiro.
Conforme informações do programa De Olho no Boxe, é importante lembrar que o vidro danificado pode não quebrar na hora, mas ele fica menos resistente e, passado algum tempo, pode sofrer a chamada “quebra espontânea”, resultado da ação desses problemas sobre o vidro.
O que esperar de uma manutenção preventiva:
- Toda manutenção deve ser feita por profissional qualificado, seguindo as recomendações do fabricante do kit de instalação do boxe
- O vidraceiro deve verificar se todos os componentes do seu boxe (incluindo o vidro) estão em boas condições — se eles estão conservados, se foram instalados corretamente e se não estão causando problemas ao sistema
- Exija sempre a nota fiscal do serviço
Cuidados na hora de escolher o vidro do seu boxe
Sempre que for adquirir um produto novo, escolha um fornecedor com boa reputação no mercado, exija nota fiscal do produto, pergunte se ele conhece as normas técnicas da ABNT e se a proposta dele está de acordo com essas normas. Se tiver dúvidas, consulte a área técnica da Abravidro.
A norma técnica determina que os fabricantes identifiquem os vidros do boxe com sua marca. Confira se os vidros do seu boxe estão identificados. Após a instalação do boxe, espere 24 horas antes de usá-lo, para garantir que o selante aplicado já esteja seco.
Outras recomendações:
- Não bata no vidro com objetos duros ou com pontas.
- Não se apoie ou se pendure no boxe.
- Nunca deixe crianças perto do boxe sem acompanhamento de um adulto responsável.
- Peça sempre o manual de uso e manutenção do boxe para o instalador do seu boxe.