photography of airplane during sunrise
Planejando a sua viagem

Tarifas aéreas: Qual a melhor para sua família?

Você entrou no site da companhia aérea e depois de selecionar o seu voo, surge na tela a opção para você escolher qual tarifa deseja contratar. Talvez você já esteja acostumado a essa situação e já saiba de olhos fechados definir qual tarifa se encaixa melhor no planejamento da sua viagem. Porém, há muita gente ainda passando trabalho na hora de selecionar a melhor opção para sua família. E não há uma resposta padrão. A verdade é que essa escolha é muito particular e diferente para cada um de nós e quanto mais você entender o seu estilo de viajar, mais fácil vai ficar de tomar essa decisão. Ainda assim, para te ajudar nessa missão, vou colocar aqui alguns itens para você se atentar na hora de escolher qual a melhor tarifa aérea para a sua viagem.

Tipos de Tarifas aéreas

Pela legislação brasileira, as companhias aéreas são livres para estabelecer valores, serviços e as condições contratuais de cada tarifa, buscando atender os mais diversos perfis de consumidores. Por isso, fique muito atento às regras de cada tarifa. Se quiser, peça à empresa que lhe forneça as informações por escrito. 

Uma tarifa mais básica (e mais barata), por exemplo, pode incluir apenas o deslocamento de uma cidade a outra e a bagagem de mão. Porém, esse tipo de tarifa costuma ter multas maiores para alterações e pode até não ser reembolsável.

Além disso, se você quiser despachar uma bagagem ou marcar o assento com antecedência, terá que pagar de forma separada.

Outras tarifas, embora possam ter um preço maior, podem agregar mais serviços, além de multas menores para alterações e reembolso.

tarifas aéreas

Qual a melhor opção para a minha família?

Para entender qual a melhor opção para você é importante saber qual o seu PERFIL DE VIAJANTE e FAZER AS CONTAS. Pergunte-se quais serviços considera essenciais, se há alguma possibilidade de precisar fazer uma remarcação, entre outros pontos. Assim, você poderá decidir se é melhor comprar uma tarifa básica e adquirir outros serviços separadamente ou então comprar uma tarifa mais completa. 

Na hora de escolher entre as opções de tarifas aéreas também é importante analisar bem a oferta e ficar de olho em alguns dos seus direitos como consumidor:

  • A empresa sempre tem que lhe informar o PREÇO TOTAL da passagem a ser pago (valor dos serviços de transporte aéreo, a tarifa de embarque e eventuais taxas governamentais que podem ser cobradas).
  • Lembre-se também de que nenhum serviço opcional (marcação de assento, bagagem extra, seguro viagem) pode vir pré-selecionado. Esses serviços devem ser apresentados em separado e, somente, se você quiser, podem ser incluídos na compra.
  • Se você desistir da viagem, ainda que a passagem seja do tipo não reembolsável, a empresa aérea TEM QUE LHE DEVOLVER os valores da tarifa de embarque e das taxas governamentais que possam ter sido cobradas – geralmente em voos internacionais.

Em caso de dúvida, entre em contato com a companhia aérea ou com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.


Pensando em viajar mas não consegue decidir o destino?

Olha essas inspirações do Booking.com para você:

Booking.com

Confira também:

Roteiro de viagem: Guia prático para montar o seu

7 DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA A SUA FARMACINHA DE VIAGEM

STAYCATION: O QUE É E COMO USUFRUIR DELA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.