Staycation: A nova tendência do turismo
É fato que a pandemia virou nossas vidas de ponta cabeça, transformou nossas rotinas e nos apresentou uma nova realidade. Tivemos que desfazer planos e replanejar toda a nossa logística diária. Porém, se for para tirar algum aprendizado de tudo que estamos vivendo, pode crer que um deles será a valorização do nosso espaço. O espaço da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro, cidade e até das cidades vizinhas. Passamos a querer tornar o nosso lar mais confortável e aconchegante e também a olhar para o nosso redor com mais atenção. Essa mudança de postura aliada à necessidade de isolamento social fez com que uma tendência de comportamento turístico chamada de staycation ganhasse força pelo mundo todo. Para entender melhor o que é e como usufruir da staycation, continue com a gente.
Staycation: O que é
Para você que nunca ouviu falar do termo staycation, ou quer entender mais sobre o assunto, vamos começar pela etimologia da palavra. Originada na língua inglesa, o termo surgiu da junção de duas outras palavras: stay e vacation.
Stay = Ficar + Vacation = Férias
O ficar de férias, ao invés de sair de férias, nada mais significa que turistar na sua própria cidade ou arredores em vez de fazer uma viagem mais longa. Nessa experiência, uma pessoa ou família curte as atrações a uma curta distância de casa e volta para dormir em sua própria cama. Se quiser estender um pouco mais a programação ainda é possível pernoitar em alguma cidade vizinha.
A origem do termo
De acordo com a enciclopédia digital Wikipedia, a palavra staycation foi originalmente utilizada por um comediante canadense em um programa de televisão em 24 de outubro de 2005. Porém, o termo ganhou popularidade nos Estados Unidos da América durante a crise financeira de 2007-2010, quando as grandes viagens tiveram que ser remodeladas. O Reino Unido teve o auge do staycation em 2009, quando a moeda local teve uma grande desvalorização e fez com que as férias no exterior se tornassem caras demais. Já na atualidade, o termo voltou a ganhar destaque com a pandemia de Covid-19. O receio de viajar durante esse período e a necessidade de isolamento e distanciamento social, aliado ainda ao fato de que muitas fronteiras permanecem fechadas para brasileiros, fez com que o turismo perto de casa se tornasse o foco de uma parte da população.
Staycation x Turismo doméstico
Algumas pessoas podem confundir o staycation com o turismo doméstico. O turismo doméstico abrange as viagens feitas dentro de um país. Essas viagens geralmente são mais longas e feitas através de meios de transporte como trem ou avião. Já o staycation, pela proximidade das atrações, costuma ser feito a pé, de bicicleta, automóvel ou motocicleta. Nas viagens de turismo doméstico, as hospedagens envolvem hotéis, resorts ou casas de aluguel, o que não necessariamente precisa acontecer por quem adere ao staycatyion, já que a maioria das programações são feitas na própria cidade de residência.
Como o meio de transporte e a hospedagem são os dois itens que costumam elevar o orçamento de uma viagem, usufruir de uma staycation também faz bem para o bolso. O tempo de deslocamento até a atração que se pretende visitar é outra vantagem de fazer turismo perto de casa. Além de todos esses pontos, o staycation gera bem menos desgaste já que não exige o preparo de malas, o tempo de espera nos aeroportos, lidar com voos atrasados, com mudança de tempo inesperada ou até se preocupar com as documentações exigidas em viagens maiores.
Principais diferenças:
- Meio de transporte
- Hospedagem
- Orçamento
- Tempo de deslocamento
- Desgaste emocional
Atividades dentro e fora de casa
Entre as atividades que você e sua família podem fazer em uma staycation, podemos dividir aquelas que envolvem estar dentro de casa ou fora dela. Quando a ideia for permanecer em casa, lembre-se que ainda assim você está em férias e tente não se envolver com os afazeres domésticos ou com rotinas de trabalho, por mais tentador que possa parecer. Se ajudar, estabeleça uma rotina de férias. Aqui na internet, por exemplo, existe uma infinidade de atividades para você e sua família desfrutarem de um tempo de qualidade. Pesquise e use sua criatividade.
Quando a programação da staycation envolver atividades fora de casa, o estilo das da programação vai depender do local onde você reside. Em uma área mais rural ou em uma grande cidade, o roteiro pode ser completamente diferente. Independente de onde você morar, uma boa ideia pode ser caminhar sem grandes pretensões pela redondeza e só observar. Você pode se surpreender com o que vai encontrar! Se quiser um pouco mais de planejamento, liste os pontos turísticos da sua cidade ou de cidades vizinhas e vá conhecendo um a um.
Se já conhece todos os pontos, vá ainda assim, nem que seja para ficar no local contemplando a movimentação e observando o vai-e-vem de pessoas. Esse é um programa que eu adoro fazer quando viajo, então porque não acompanhar o burburinho (ou a calmaria) na sua própria cidade? Talvez até encontre rostos conhecidos e tenha a oportunidade de estreitar laços que se perderam com o tempo.
Atividades em casa
- Alugar um brinquedo inflável ou cama elástica
- Maratonar uma série ou assistir filmes
- Aproveitar a piscina de casa
- Criar atividades com as kids
- Ler um livro do começo ao fim
Atividades fora de casa
- Conhecer os pontos turísticos da região
- Fazer passeios a cavalo, visitar sítios
- Fazer trilhas e caminhadas
- Visitar museus
- Fazer um esporte desafiador, como saltar de parapente ou surfar
- Conhecer novos restaurantes
- Visitar parques
- Fazer um day spa
- Aproveitar um day-use em um hotel da sua cidade, ou nas proximidades
Não confunda staycation com rotina em casa
Uma coisa muito importante que você precisa ter em mente é que quando você se propõe a vivenciar uma staycation, deve tratar esse período como uma viagem normal. Sente com a sua família e defina o tipo de programação que vocês gostariam de realizar. Elejam pontos a serem visitados, programem a hora de saída do dia, o local onde farão as refeições… O cuidado deve ser ainda maior nas famílias com crianças pequenas porque uma staycation pode rapidamente se transformar em mais um dia de rotina sobrecarregado.
Se a roupa das crianças voltou suja do passeio no parque, nada de correr para o tanque para lavá-la. Ou seja, Aja como se você estivesse em um hotel de verdade, pelo menos no período em que você pré-definiu. E não se preocupe porque as tarefas estarão esperando por você na volta da sua viagem, como sempre acontece com quem sai de férias.
Confira também:
Floripa: 20 opções de atividades para fazer em família