sitio-vale-encantado
Dia de sol,  FLORIPA,  SANTA CATARINA

Sítio Vale Encantado: Vivência com animais em Florianópolis

Já fazia algum tempo que eu vinha ouvindo bons comentários sobre o Sítio Vale Encantado, aqui em Floripa. Na escola das meninas circulava a informação de que era um bom lugar para passar momentos off com as crianças, interagindo com animais de uma forma bem rural. Esses dias finalmente fomos conhecer o espaço e conto aqui para vocês o motivo pelo qual o Sítio Vale Encantado é tão bem comentado entre as famílias que visitam o local.

Agendamento para visita

Todo o contato é realizado através do Whatsapp deles. Os agendamentos são marcados mediante disponibilidade de horário e pagamento de 50% do valor total da reserva. São três opções de horário de segunda-feira a domingo: das 10h às 12h, 13h30 às 15h30 e 15h30 às 17h30. Para famílias/grupos com mais de 15 pagantes é possível reservar horário com exclusividade.

Após a escolha do horário para a visita você recebe todas as informações necessárias para a sua permanência no sítio.

Nossa experiência no Sítio Vale Encantado

Chegamos ao local no horário combinado e a Sá, funcionária do Vale Encantado, já nos aguardava para dar inicio à nossa vivência. Ela nos acompanhou durante todo o tempo em que estivemos por lá e foi guiando nossas experiências. Como os animais costumam ficar soltos pelo recinto, há um cuidado especial dos monitores, tanto com os visitantes quanto com os bichinhos.

Alimentando os animais

Nossa visita começou pela área dos coelhos e para poder alimentá-los fomos colher folhas de goiabeira pelo sítio (além de cenoura e couve, os coelhos adoram folhas de goiabeira!). Foi muito legal poder interagir com os animais dentro do próprio ambiente deles.

No dia em que estivemos por lá demos a sorte de ver alguns filhotes de coelho que tinham acabado de sair da toca. A Sá nos informou que as mamães coelhas dão à luz aos babys e eles só saem de dentro da sua toca depois de semanas, quando já estão mais protegidos e peludinhos (sim, eles nascem pelados, como ratinhos!). Dos três novos coelhinhos do recinto havia um mais ousado que chegou pertinho de nós e até se aventurou a comer suas primeiras folhinhas de goiabeira (até então eles só mamavam).

Dos coelhos fomos alimentar às aves. Galos, galinhas e até patos disputavam a comidinha que era oferecida pelas meninas. A Mari e sua amiguinha Valentina estavam super animadas com essa interação com os animais. Detalhe: Mariah estava de chinelo e de vez em quando levava uma bicada no pé! 😆 Mesmo assim não arredou do local!

Coelhos e aves alimentados, hora de dar comida às ovelhas do Sítio Vale Encantado. Entramos pelo galinheiro, vimos alguns ovinhos em chocadeira, filhotinhos de peru se escondendo atrás da mamãe e seguimos em direção ao ambiente das ovelhas. Ficamos surpresos ao descobrir que essses animais não possuem dentes na parte de cima da boca, apenas na parte de baixo e, por esse motivo, dar comida para eles com a mão é uma lambança geral.

Hora de andar a cavalo

Enquanto a Sá preparava o cavalo Guerra para andar com as crianças, elas foram se aventurar na parede de escalada. Já tínhamos sido orientadas a levar nossos capacetes para o momento da escalada e do passeio à cavalo, mas se você esquecer ou não tiver, não se preocupe que eles têm lá para emprestar.

Foi um desafio e tanto mas as meninas conseguiram subir até o topo da parede de escalada e tocar o sino que fica lá no alto. Gostaram tanto do desafio e da sensação de conseguir superá-lo que quiseram repetir a dose. Durante a subida e descida, além da segurança do capacete, a Giovana (outra monitora do sítio) fica ali controlando a corda que segura as crianças durante a atividade.

Guerra à postos e a Mari foi a primeira a ir passear com ele pelo Sítio Vale Encantado. É bem tranquilo! A Sá vai guiando o cavalo durante o trajeto e dá umas duas voltas pelo gramado com a criança na garupa. Mari se sentiu super segura e adorou o passeio! Fiquei pensando também que essa interação mais tranquila é ótima para crianças que tiveram traumas ou tem medo dos animais. Como é um passeio guiado e acompanhado da monitora, a criança pode se sentir mais confiante e segura para enfrentar seus medos!

Piquenique

Enquanto as meninas aproveitavam o passeio à cavalo, eu fui organizando a mesa para o nosso piquenique. Além das duas horas de permanência no sítio, é permitido ficar mais uns 30 minutinhos por ali fazendo um lanche em meio à natureza e rodeado de galinhas querendo filar nossas comidinhas! 😁

Levei frutinhas (morango e melancia), cupcakes e pão de queijo. Fizemos nosso lanchinho e depois fomos conhecer o engenho de farinha que tem ali no sítio.

Engenho de farinha

Lá no Sítio Vale Encantado tem um engenho de farinha que ainda funciona, acredita? O espaço havia sido usado para a produção de farinha de mandioca recentemente e havia resquícios do uso para todo lado (tinha farinha até no teto!). A Sá explicou direitinho como funciona o processo da produção, desde o momento que a mandioca chega no local até à farinha já ensacada.

Foi bem interessante e as meninas ficaram bem curiosas e fizeram perguntas do tipo “Por que o boi era usado tanto para o carro de boi quanto para fazer o engenho funcionar?”, “Por que não davam um descanso para ele e usavam outros animais?”. Foi um momento bem educativo e elas ficarm super envolvidas com o tema!

Outras atrações do Sítio Vale Encantado

O tempo da nossa estadia no Sítio Vale Encantado estava acabando e já lamentávamos! A hora passou voando! Há ainda uma trilha de cerca de 1km (ida e volta) até a nascente d´água e com algumas construções históricas pelo caminho que nos faltou tempo para conhecer. Ficou para uma próxima visita!

Enquanto organizávamos tudo para ir embora, as meninas trocaram de roupa e foram curtir o espelho d´água que estava convidando para uma brincadeira molhada. Foi bonito de ver elas se divertindo tanto!

O play de madeira que fica por ali também ficou para a próxima visita. No local há banheiros e espaço com trocador.

Mais tempo na hospedagem

Se você quiser mais tempo para curtir o local pode se hospedar no Sítio Vale Encantado. Há um bangalô no local que acomoda dois adultos e duas crianças e fica disponível para locação na plataforma Airbnb. A acomodação é equipada com cozinha e possui uma banheira com vista para o sítio. O valor da diária é de R$ 650,00 e inclui toda a estrutura do sítio. Alimentação não está incluída, mas é possível solicitar algumas opções aos parceiros do sítio com antecedência.

Clique aqui para ver detalhes da hospedagem.

Como chegar

  • O Sítio Vale Encantado fica no bairro Rio Tavares, no sul da Ilha.
  • Par reservas ou mais informações entre em contato através da página no Instagram ou do telefone (48) 98828-5623.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.