black coffee book caffeine close up
Planejando a sua viagem,  Roteiros

Roteiro de viagem: Guia prático para montar o seu

Seja pelo desejo de conhecer aquele destino tão sonhado ou pelo período de férias que se aproxima, o primeiro passo de um roteiro começa quando você planta a ideia de uma nova viagem na sua cabeça. Independente de qual seja o seu caso, é preciso organização e planejamento para que tudo transcorra de forma leve e você consiga aproveitar da melhor maneira possível o seu merecido descanso.

Há inclusive quem esteja aproveitando esse período de pandemia em que muitas viagens foram suspensas para planejar seus futuros destinos. E vou dizer uma coisa: não são só o destino e o período da viagem que são importantes na hora de montar o seu itinerário. Outras informações como o orçamento e a duração do seu passeio também são essenciais para um roteiro completo. Portanto, coragem e mão na massa! Para ficar mais fácil, algumas dicas podem te ajudar a montar o roteiro ideal para a sua viagem.

planejamento em roteiro de viagem
Organização é fundamental para a elaboração de um bom roteiro de viagem (Foto: Pexels.com)

Tire as ideias da cabeça

Eu sempre começo a planejar meus roteiros com papel e caneta. Sim, pode parecer um pouco antiquado, mas eu vou navegando pela internet em busca de informações sobre o destino e fazendo pequenas anotações. Mais tarde, abro um documento no computador e faço um detalhamento mais específico de cada lugar e atração que pretendo visitar. Para mim, é desse jeito que as coisas funcionam bem, mas claro que cada um, cada um. Os mais tecnológicos dirão que já existem diversos apps para facilitar esse trabalho, e é verdade, eles existem aos montes, mas eu já tentei dar uma modernizada e a verdade é que eu amooo fazer do jeito que eu faço, então assim seguirei. Escolha o método que mais combina com você e tire as ideias da cabeça!

Roteiro de viagem: Escolhendo o destino

Se você ainda não tem o seu destino definido, uma boa ideia seria analisar a dupla: tempo e verba que você vai disponibilizar para a sua viagem. Pergunte-se: Vou ficar pelo Brasil ou pretendo ir para o exterior? Procuro calor ou frio? Cidade, praia ou campo? Quero ir de avião, carro, ônibus ou navio? Se tiver respostas para todas essas perguntas, com certeza já vai ser possível dar uma boa filtrada nas suas opções.  

destino em roteiro de viagem
Viaje! Se não pode ir para longe, que tal visitar uma cidade vizinha? (Foto: Pexels.com)

A época ideal

Com o destino definido, ou talvez até para conseguir definir melhor o seu destino, uma dica importante é se atentar para a previsão do tempo na época em que você pretende viajar. Você, com certeza, não vai querer estar no Caribe na época de furacão ou só pegar dia de chuva quando for curtir o nordeste brasileiro.

Acompanhar a previsão do tempo nesses casos é fundamental e muito fácil. O AccuWeather é um dos principais softwares de previsão climática do mundo e tem versão em site e aplicativo. Eu também confio e gosto muito de um site norueguês chamado Yr – confira aqui o link da página -. Sempre viajo me baseando nele e as previsões são certeiras.

Além do clima, você precisa se atentar para os demais fatores antes de determinar a época ideal para a sua viagem:

  • Limitações de alta temporada (preços elevados e lotação que pode render longas filas e cansaço) e baixa temporada (horário reduzido de estabelecimentos e clima não favorável)
  • Países com surto de doenças, crises políticas ou problemas econômicos
  • Validade do seu passaporte e necessidade de visto de entrada no país desejado
  • Estar com a sua vacinação em dia (para locais que exigem)

Orçamento

Não há cálculo matemático que estabeleça o quanto você vai gastar na sua viagem. O seu orçamento vai depender muito do estilo com que você pretende viajar.  Vai para uma cidade grande ou interior? A hospedagem é cinco estrelas ou hostel? As refeições serão em bons restaurantes ou vai comer só sanduiche? Vai andar de transporte público ou alugar um carro? Todas essas variáveis farão a diferença na hora de estipular os seus gastos.

orçamento em roteiro de viagem
Defina qual o estilo da sua viagem para ter uma ideia do seu orçamento (Foto: Karolina Grabowska/Pexels.com)

Para ter uma noção mais aproximada do seu gasto real, vale fazer pesquisa na internet e ir listando os seguintes itens:

  • Passagem aérea (ou gasolina para quem viaja de carro)
  • Hospedagem
  • Refeições
  • Transporte no local
  • Ingressos de atrações turísticas
  • Taxas de turismo
  • Compras

Com esses valores pré-definidos, some tudo e multiplique os gastos diários pelo número de dias que pretende passar no local, veja o resultado e anote tudo no seu roteiro de viagem. Vale lembrar ainda que dentro do seu planejamento financeiro também é importante ter uma reserva para emergências, o que pode ser feito através de um cartão de crédito que tenha limite disponível. Só não esqueça de desbloquear no banco, caso você vá para algum destino internacional.

O tempo de viagem

Com o destino e orçamentos definidos, já é possível planejar o tempo da sua viagem. Algumas cidades exigem mais tempo para aproveitar as atrações turísticas enquanto outras podem ser bem exploradas em poucos dias. Outro fator decisivo para definir o tempo ideal da sua viagem é ter clareza do seu objetivo. Se você só quer uns dias de folga para relaxar, poucos dias podem ser suficientes, mas se você pretende explorar tudo o que o local pode oferecer, quanto mais tempo puder ficar, melhor.

Hospedagem

E afinal, onde ficar? São tantas as opções de hospedagem disponíveis que esse capítulo pode ser o mais enrolado da sua viagem. Um bom ponto de partida é analisar as atrações que você pretende visitar para restringir uma área de busca. A melhor localização será aquela em que você não perderá muito tempo (e dinheiro) se deslocando entre uma atração e outra.

Geralmente o centro das cidades acabam concentrando as hospedagens mais bem localizadas, mas talvez não as mais charmosas, ou luxuosas. Então você também precisa ter em mente se procura apenas uma cama para dormir ou se quer investir em um hotel mais confortável.

hospedagem em roteiro de viagem
Em época de pandemia, é importante ficar atento na hora de escolher a sua hospedagem (Foto: Pixabay)

Itens básicos para você pesquisar e comparar:

  • Localização
  • Conforto
  • Disponibilidade de vagas
  • Valor da diária

Para a sua pesquisa ficar bem completa, leia dicas e avaliações sobre experiências de outros viajantes nos diversos sites de busca e comparação de preços que estão disponíveis na rede. Os mais conhecidos são:

Dica: Muitas vezes o preço de uma hospedagem pode variar dentro de uma mesma plataforma. Vale consultar os valores no site e no aplicativo, além do site do próprio hotel, quando estiver disponível.


Confira também esse post:

Escolhendo a hospedagem em tempos de pandemia


Transporte

Muito provavelmente o valor mais alto que você terá que investir é na compra da sua passagem aérea, se for viajar de avião. Aqui novamente vale a máxima da antecedência. Quanto antes comprar os seus bilhetes, maior a chance de pegar um bom preço. Se você tem flexibilidade de datas, ficar de olho em promoções também pode render uma economia razoável.

Dica: Espere para fechar a compra das passagens aéreas e da hospedagem no mesmo momento. Assim você evita surpresas desagradáveis, como a indisponibilidade de vagas no hotel desejado ou o aumento no valor das passagens.

Dica 2: Se for de carro, não esqueça de fazer aquela revisão completa antes de pegar a estrada para evitar imprevistos desagradáveis.

Roteiro de viagem: Incluia atrações locais

Agora que você já definiu destino, orçamento, época, hospedagem, transporte e tempo da viagem, pode partir para os detalhes da programação local. Uma dica é pesquisar o que vai rolar na cidade durante o período em que estiver por lá. Buscar conteúdo em blogs ou páginas de viagem no instagram pode ser uma boa. Além disso, listar os pontos turísticos tradicionais e sugestões de locais menos visitados também vão enriquecer o seu roteiro.

Importante: Planeje e faça suas reservas com antecedência

casal programando o seu roteiro de viagem
Busque conteúdo em blog e instagram de pessoas locais para saber o que irá rola na cidade (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com)

Se você fizer questão de ir em um restaurante muito badalado ou quiser garantir um bom lugar para assistir aquele espetáculo que sempre sonhou, faça isso com a máxima antecedência possível para evitar que o programa acabe não rolando por falta de planejamento.

Outra questão não menos importante é evitar de preencher o seu roteiro de viagem com compromissos muito longos e cansativos em um mesmo dia. Eu, por exemplo, sempre planejo um dia de atividades mais intensas e outro de um programinha mais light. Assim dá tempo de recarregar as baterias.

Roteiro de viagem: guia prático para montar o seu

Independente do seu estilo, o sucesso do seu passeio pode estar associado ao quanto você se empenhou na organização do seu roteiro de viagem, portanto, foque nos seguintes pontos:

  • Pesquise, leia, se informe, converse com quem já esteve no local que você pretende viajar. Informação nunca é demais!
  • Planeje e faça suas reservas com antecedência
  • Confira se toda a sua documentação está em dia e mande uma cópia de cada uma delas para o seu e-mail. Passaporte, carteira de motorista, carteira de vacinação, permissão para viajar com os pequenos (caso os pais sejam separados)…
  • Leve os seus comprovantes de reserva também em versão impressa. Passagem, hospedagem, seguro saúde… Já pensou se perde ou tem o celular roubado?

E aí? Já está pensando em começar a produzir o roteiro da sua próxima viagem? A próxima tarefa é fazer as malas, partir e se divertir! Boa viagem!

menina pronta para viajar
Roteiro pronto, só falta fazer as malas, partir e se divertir! (Foto: Gustavo Fring/Pexels.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.