Dia de sol,  FLORIPA,  SANTA CATARINA

Fomos conhecer o Projeto Lontra, em Floripa

Fomos conhecer o Projeto Lontra, que fica no sul da Ilha, aqui em Florianópolis/SC. Já fazia um tempo que eu sabia da existência do projeto, mas nunca tínhamos visitado o espaço antes. Aliás, muita gente foca em conhecer o Projeto Tamar, que fica na Barra da Lagoa e também é super bacana (aqui tem post completo sobre a nossa visita por lá também!), e acaba não colocando o Projeto Lontra na agenda, o que é um grande erro!

O Projeto Lontra fica na Lagoa do Peri e é um local de muita conexão com a natureza. Além de ser super arborizado, o espaço é também uma excelente oportunidade de aprendizado sobre esses animais silvestres e ainda pouco conhecidos pela população em geral.

O empurrãozinho que faltava para irmos conhecer o Projeto Lontra foi quando a Mari estava estudando sobre esses, e outros, animais na escola e ficou muito animada para ver as lontras e as iraras ao vivo. E assim a nossa visita ao espaço finalmente aconteceu e agora posso contar para vocês e estimulá-los a ir conhecer o local também. Bora lá?

Como chegar ao Projeto Lontra

A sede do Projeto Lontra fica localizada na Lagoa do Peri, parte sul da Ilha. Ao passar pelo Morro das Pedras você começa a ver algumas placas na estrada orientando quanto ao acesso. Depois de entrar no local indicado você ainda pega um bom pedaço de estrada de chão. No dia em que fomos haviam alguns buracos e poças da chuva de dias anteriores, mas nada que impedisse nosso carro baixo de seguir caminho. Chegando lá, há um estacionamento gratuito no local.

A sede do Projeto Lontra

Você sabia que o Projeto Lontra existe desde 1986? Pois é… Na verdade ele começou como objeto de pequisa e conservação e não pretendia ter animais em cativeiro, mas no ano de 2004 a Polícia Ambiental recolheu uma lontra órfão e pediu ajuda aos organizadores do projeto (esses animais não sobrevivem sem a mãe dando os primeiros cuidados).

Esse foi o primeiro animal a chegar no recinto. Hoje estão por ali 2 lontras, 2 iraras, 8 furões pequenos e 1 guaxinim (um intruso que chegou para ficar provisoriamente e já está ali há 12 anos).

Ao longo dos últimos anos o Projeto Lontra tem projetado Santa Catarina como um centro brasileiro de turismo de conservação. Desde 2002 mais de 1.000 ecovoluntários de vários países passaram pelo Projeto. O Lontra é divulgado na Europa e Estados Unidos pelas melhores agências de turismo responsável como a Cybelle Planète, Saiga e Secret Planet (França), IE3 Global e Go Abroad (USA), Frontier (Inglaterra), Exchange do Bem (Brasil), e Brazil Ecojourneys (Brasil).

Características da Lontra

A lontra é um mamífero, predador carnívoro por excelência, topo de cadeia trófica. Desempenha o mesmo papel ecológico da onça, mas na água. Tímida, mais ativa durante a noite, é um animal difícil de ser avistado no ambiente selvagem, sendo que poucos se dedicam ao estudo dela em função das dificuldades.

Como eu disse, o espaço do Projeto Lontra é cercado de verde e, apesar dos animais criarem vínculos com os seres humanos, eles continuam sendo silvestres e até perigosos, por isso é importante que fiquem afastados e bem protegidos dos visitantes.

A construção dos recintos em que os animais se encontram foi realizada em parceria com uma empresa de arquitetura e seus vidros são de fuscas e kombis de ferro velho. Uma forma de reutilizar um material que seria descartado e também de deixar o espaço ainda mais sustentável.

Crianças observam a lontra através de brechas de vidro existentes no muro
Detalhe super importante: vidros baixos para os pequenos conseguirem visualizar os animais

Espécie ameaçada

A lontra é uma espécie considerada ameaçada pela Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna e Flora (CITES), da qual o Brasil é signatário, pela U.S. Endangered Species Act (USESA) e “quase ameaçada” pela International Union for Conservation of Nature (IUCN). A falta de conhecimento e ignorância são as maiores ameaças à espécie.

A lontra pertence a uma família pequena, chamada Mustelidae, que chama a atenção pela singularidade. São apenas 11 espécies de lontras existentes no mundo. A lontra neotropical brasileira tem como parentes próximos, pertencentes à mesma família, o furão, a doninha, a irara e a ariranha. A espécie de lontra encontrada no Brasil é a Lontra longicaudis.

O Projeto Lontra também abriga 8 furões pequenos, 2 iraras e 1 guaxinim
O playground da Irara. Haja brinquedo para dar conta da energia inesgotável desse bichinho!

Na sede do projeto há ainda um ambulatório para os animais e um espaço pedagógico para receber grupos e escolas. Visitar o Projeto Lontra foi uma ótima experiência! Mari ficou super feliz de poder ver de pertinho os animais que está estudando na escola e ainda encontrar uma amiguinha da sala dela por lá!

Instituto Ekko Brasil

Criado em 2004, em Santa Catarina, o Instituto Ekko Brasil (IEB) é uma organização não governamental cujo objetivo é coordenar e apoiar projetos que tenham como foco a conservação da biodiversidade e o turismo de conservação. O IEB atua através da pesquisa e da mobilização social, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, deixando um legado positivo às gerações futuras.

Como produto de uma ONG, o Projeto Lontra angaria recursos financeiros de diversas formas para continuar a desenvolver projetos de conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas. Além das doações, a verba entra com a venda dos ingressos e produtos da loja e com a hospedagem de ecovoluntários na base do projeto. Caso queira contribuir com a organização entre em contato através deste link.

Ecovoluntariado no Projeto Lontra

O ecovoluntário é um turista especial que procura em suas viagens envolver-se com programas de conservação e proteção de diferentes espécies ameaçadas através de sua participação como voluntário. É uma oportunidade para se tornar mais ativo na preservação do meio ambiente e também uma possibilidade de estudo, pois além da experiência prática e direta com a natureza, ele é instruído por técnicos especializados, pela comunidade local e por outros voluntários durante o projeto.

O ecovoluntário torna-se um multiplicador de ideias, conceitos e técnicas e auxilia diretamente na sustentabilidade do projeto já que o valor pago referente à acomodação é revertido totalmente para as necessidades do projeto. Tornar-se um ecovoluntário é muito simples. Basta entrar em contato com o Instituto Ekko Brasil através deste link. Você pode participar em qualquer época do ano e por quanto tempo quiser.

Projeto Lontra

  • Endereço: Na Estrada Geral da Armação tem placas indicando a rua de acesso ao projeto (confira também no mapa abaixo)
  • Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 10h e das 16h às 18h.
  • Valor: R$ 40 inteira / R$ 20 meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.