Planejando a sua viagem,  SANTA CATARINA,  Urubici

Passo a passo: Como pegar autorização para o subir o Morro da Igreja

O planejamento prévio de uma viagem pode ser um fator determinante para que seu programa seja um sucesso total ou um fracasso completo. Quem vai passear na Serra Catarinense e deseja subir o Morro da Igreja, por exemplo, engana-se quando pensa que é só chegar ao local e fazer a visita. No caso desta atração específica é necessário uma autorização para poder acessá-la, já que trata-se de uma propriedade do Exército Brasileiro. Justamente por esse motivo, o controle de acesso ao local é restrito e limitado, então se não deseja perder a visita ao principal ponto turístico de Urubici, presta atenção que vamos te ensinar o passo a passo para pegar a autorização para subir o Morro da Igreja.

Passo 1: Definir a data

O primeiro passo para pegar a autorização para subir o Morro da Igreja é definir a data do passeio. As autorizações são liberadas no site com uma semana de antecedência. Nesse caso, visitas muito em cima da hora correm o risco de pegar a lotação já completa e não conseguir acesso à atração. Então quanto mais cedo você souber desta data, mais fácil fica para garantir o ingresso, basta ficar atento à abertura da data em questão.

*Importante: Após a confirmação do agendamento, não serão admitidas alterações na data da visita.

Autorização para subir no Morro da Igreja

Passo 2: Acessar o site do ICMBio

Com a data da sua viagem à Serra Catarinense definida, você irá acessar o site do ICMBio (Instituto Chico Mendes), que é o órgão responsável pelo Parque Nacional São Joaquim, onde fica situado o Morro da Igreja. Clique aqui para ir direto para a página de agendamento.

Já na página do agendamento (modelo acima), clique na data da visita e preencha o formulário solicitado. As informações a serem preenchidas são referentes ao tipo de veículo que será utilizado e a placa do mesmo, uma vez que não são permitidos ônibus, micro-ônibus, caminhões e nem reboques de qualquer tipo. Também não é permitido subir a pé. O nome completo, CPF e cidade do motorista também são solicitados, bem como o número de passageiros do veículo.

Cada reserva é válida para um veículo. Se estiver viajando em grupo, é importante que seja feita uma reserva para cada veículo.

*Importante: Grupos de bicicletas de até 6 pessoas podem dirigir-se diretamente à portaria do Parque no Morro da Igreja; acima deste número, entrar em contato antecipadamente com a administração do Parque para agendar a visita. A autorização para bicicletas não inclui veículo de apoio.

Passo 3: Confirme a reserva no seu e-mail

Após preencher o formulário, cheque no seu e-mail se recebeu a cópia da solicitação de reserva e confira se todos os dados estão corretos. Atenção: Se algo sair errado entre em contato com o ICMBio ou cancele esta reserva e refaça todo o procedimento, pois agendamentos feitos em duplicidade, ainda que para dias distintos, implicarão no cancelamento de todos os agendamentos efetuados pelo visitante.

Cópia da reserva

Passo 4: Retirada do ingresso físico

Após a confirmação do agendamento, você deverá se dirigir à sede do ICMBio, no centro de Urubici para retirar seu ingresso físico. Somente com ele você será autorizado a subir no Morro da Igreja. O ingresso poderá ser retirado com até dois dias de antecedência pelo titular da reserva mediante apresentação de documento pessoal e do veículo. Nota: No nosso caso não precisei apresentar nada. Somente dei o nome do Roberto e já recebi meu ingresso, mas leve sempre os documentos para evitar possíveis incomodações.

Vale lembrar que esta é uma atração gratuita! Basta você seguir todos os passos e comparecer no local no dia agendando. Não caia na conversa de ninguém querendo vender ingressos para o Morro da Igreja! O ingresso pode ser retirado das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Endereço da sede do ICMBio: Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1542 – Urubici/SC

Importante avisar: Em virtude da pandemia, a visitação de todos os atrativos do parque está condicionada às normativas estadual e municipais, que determinam sobre o fechamento ou abertura dos parques. Portanto, mantenha-se informado e ciente de que as regras para visitação podem mudar a qualquer momento.

Autorização para subir no Morro da Igreja

Passo 5: O dia da visita

Finalmente chegou o dia da visita! Você já está com o ingresso físico em mãos, então irá se dirigir até o atrativo turístico entre às 8h e às 17h. O acesso se dá pela SC-370, que está em boas condições de uso e com sinalização ao longo do trajeto. São aproximadamente 12 km até acessar a estrada do Morro da Igreja, partindo do centrinho de Urubici. Depois, percorre-se mais 6 km até o portal de entrada e controle do Parque Nacional São Joaquim, ao qual pertence a atração.

Portal de entrada para o Morro da Igreja

É na portaria onde ocorre o controle de acesso dos visitantes que você precisa apresentar o seu ingresso físico retirado na sede do ICMBio. Quando nós visitamos, não havia movimento nenhum, mas não é incomum ocorrer filas no local, principalmente se o dia estiver bonito ou se houver possibilidade de neve. Após o ok para a subida, é necessário percorrer mais 10 km em área interna até chegar ao topo do Morro da Igreja, onde está o mirante. A estrada de acesso ao Morro da Igreja é íngreme e sinuosa. Respeite a sinalização e use freio motor ao descer.

Estrada de acesso está em bom estado mas é íngreme e sinuosa

Ainda na portaria você será avisado que só é possível permanecer lá em cima por 15 minutos. Sim, o tempo de permanência no mirante também é controlado. Portanto aprecie a paisagem com calma mas não se demore, principalmente se houver filas, pois novos veículos só poderão subir após a descida de outros.

Passo 6: Desfrute da visita

Eu vou torcer profundamente para que você tenha mais sorte do que nós e consiga pegar um dia lindo de céu aberto quando estiver visitando o Mirante do Morro da Igreja. No dia da nossa visita o tempo não estava muito colaborativo. A serração imperava na cidade e até ficamos em dúvida se seguiríamos com a programação ou não, mas diante do fato de ser a nossa única oportunidade de subida ao morro, acabamos seguindo os planos.

Se tudo der certo e você conseguir uma boa visualização da paisagem, prepare-se porque é de encher os olhos! O que de mais incrível se pode avistar lá do Mirante é a Pedra Furada, uma incrível produção da natureza onde há uma rocha com um buraco no meio. Além dela, o vale e a mata nativa também impressionam. Ainda é possível ver a Serra do Rio do Rastro ao fundo e até o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra.

Como infraestrutura de apoio à visitação há um deck/mirante com vagas de estacionamento.

Vista do mirante do Morro da Igreja (Foto: Marcelo Sabia)
O novo Mirante do Morro da Igreja – (Foto: @dudugopro)

Sobre o Morro da Igreja

O Morro da Igreja possui altitude de 1.822 metros e é o terceiro mais alto do estado de Santa Catarina e um dos mais altos região Sul do Brasil. Ele está localizado na região nordeste do Parque Nacional de São Joaquim, na divisa dos municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. Do mirante do Morro da Igreja pode-se avistar o monumento natural denominado Pedra Furada que é considerada o “cartão postal” do PNSJ e da Serra Catarinense.

O Morro da Igreja é conhecido como um dos pontos mais frios do Brasil, com grande fluxo de visitantes, sobretudo durante o inverno, época do ano em que as temperaturas no local ficam frequentemente abaixo de zero podendo ocorrer, ocasionalmente, a queda de neve.

Outras informações sobre a visita ao Morro da Igreja

*A utilização de DRONES na área do Parque é proibida. Será permitida em situações específicas, mediante análise prévia e emissão de autorização pela gestão do Parque. Para utilização de drones na região do Morro da Igreja, além da autorização do Parque será necessário emissão prévia de autorização por parte do órgão regional do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), por se tratar de área militar.

*A visita com animais domésticos (cães, gatos e outros) é proibida. A presença  destes em ambientes frequentados por animais silvestres, pode ocasionar a transmissão de patologias para ambos os lados.

*Não há sanitários, pontos de alimentação e nem abrigos em todo o percurso no interior do Parque Nacional. Os visitantes somente devem estacionar e manter-se nas áreas de visitação regular.

*Prevenção a COVID-19: respeite as regras de prevenção, utilizando corretamente a máscara de proteção facial durante toda a permanência no interior do Parque Nacional, mantendo distanciamento dos demais visitantes e higienizando as mãos com frequência. Evite tocar em parapeitos e corrimãos e cubra a boca com o braço ao espirrar. A temperatura dos visitantes poderá ser monitorada na entrada do Parque Nacional, sendo proibido o ingresso de pessoas em estado febril.

*Para dúvidas e assuntos relativos ao Parque solicite atendimento pelo telefone (49) 3278- 4994.


Confira também:

Serra Catarinense: 9 lugares para visitar em Urubici

Viagem de casal: Pousada Cantos e Encantos – Urubici/SC

Turismo em SC: 19 hotéis para curtir com as kids nas férias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.