Dia de sol,  FLORIPA,  SANTA CATARINA

Parque da Luz: Espaço verde no centro de Floripa

Depois de décadas de abandono, o Parque da Luz voltou a ser palco de encontro entre amigos e famílias no centro da cidade de Florianópolis. A área verde de lazer com mais de 37 mil m², proporciona ambiente ideal para a prática de esportes ao ar livre e a apreciação da fauna e flora local. Espaço excelente também para um piquenique sob a sombra das árvores, onde as kids podem gastar energia correndo ou brincando no parquinho.

Localizado nos altos da Rua Felipe Schimtd, zona urbana central da cidade, o Parque da Luz recebeu destaque também em função da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Como fica na cabeceira insular da ponte, o parque acabou atraindo a atenção do poder público e a comunidade finalmente pôde contar com a preservação dessa área e desfrutar de encontros artísticos musicais, entre outros que passaram a acontecer por ali.

Caminho no Parque da Luz
Regras do Parque da Luz

História do Parque da Luz

Em meados do séculos XIX, a região do atual Parque da Luz abrigava o cemitério municipal de Desterro (antigo nome de Florianópolis). Com o tempo, a visão desagradável e o mau cheiro que circulava com o vento começaram a incomodar. A instalação da Ponte Hercílio Luz nas proximidades do local foi decisiva para a transferência dos corpos para onde hoje é o Cemitério do Itacorubi.

Por causa desse passado fúnebre e da insegurança que rondava na região, a área verde nunca atraiu o público do entorno. Além disso, era constantemente ameaçada de servir de ocupação para shoppings, hotéis e órgãos públicos.

Em 1997, a comunidade se mobilizou e coletou 10 mil assinaturas com o intuito de dar uma destinação definitiva para o local. O documento serviu de suporte e deu respaldo para a Lei Complementar 051/99, que transformou definitivamente o espaço em Área Verde de Lazer. A ONG Associação dos Amigos do Parque da Luz encabeçou este movimento e é responsável pela gestão do local até hoje juntamente com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).

Depois de todo o trâmite legal, foi através da Lei Ordinária 8017/09, que a área passou a ser denominada oficialmente Parque da Luz. Assim atingiu-se o objetivo de salvaguardar e preservar esta área de grande valor histórico e paisagístico para a cidade.

Balanços pelo Parque da Luz

Confira também:

6 Museus em Floripa para levar as crianças

9 lugares para fazer piquenique com as crianças em Floripa


Estrutura do Parque

O espaço do Parque da Luz conta com vários atrativos, entre eles: área de lazer, campo de futebol, esculturas, parque infantil, relógio de sol, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas,  mesas para jogos de dominó e cartas, entre outras atrações.

Totem da Paz no Parque da Luz

Sua flora é constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica e várias flores, como Estrelícias, Helicônias, Flor do Maracujá, Hibiscos, entre outras, além de áreas gramadas. Na fauna, é possível encontrar vários pássaros pelas árvores do local, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz, o entorno foi revitalizado. O espaço ganhou quiosques de lanches e bebidas, uma chopperia, uma feira de artesanatos e mais um parquinho infantil.

Ponte próximo do Parque da Luz
Parquinho 2 no Parque da Luz
Vista do Parque da Luz pela Ponte
Vista do Parque pela Ponte Hercílio Luz

O que fazer no Parque da Luz

Entrada do Parque da Luz pela cabeceira da ponte
Entrada do Parque da Luz pela cabeceira da ponte

Apesar de ter se tornado um ambiente muito agradável para passar um tempo em família, acredito que o parque poderia ser muito mais aproveitado pela comunidade. De qualquer forma, esse espaço verde é indispensável às atuais e futuras gerações. Aos poucos vai sendo assimilado como atrativo cultural e pelo contato com a natureza. Agora na pandemia, por exemplo, o local se torna um ótimo refúgio para quem deseja praticar esportes ou dar uma volta com os filhos e pets. Veja exemplos do que fazer por lá:

  • Brincar nos vários balanços espalhados pelo local
  • Levar as crianças para brincar no parquinho infantil
  • Levar seus cães para passear/brincar no local (desde que em guias ou coleiras)
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque apreciando seu entorno
  • Fazer piqueniques ou relaxar à sombra das árvores (várias aroeiras), contemplando o belo visual que se tem no local da baía sul e da Serra do Tabuleiro
  • Visitar a Ponte Hercílio Luz e o seu mirante

Endereço: O Parque fica na Rua Felipe Schmidt – Próximo a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.