Estados Unidos,  OUTROS DESTINOS

O Novo Pacific Fleet Submarine Museum

O submarino norte-americano USS Bowfin funciona como museu na cidade de Pearl Harbor, no Havaí, desde 1981. Porém, apesar do seu valor histórico, o museu era pouco atrativo. Agora, depois de passar por uma grande reforma e modernização de seu espaço, o local reabre totalmente novo e traz um nome mais apropriado para refletir a amplitude das suas exposições. Com vocês, o novo Pacific Fleet Submarine Museum, ou Museu do Submarino da Frota do Pacífico.

As mudanças

O planejamento para a renovação do museu, que possui mais de 1.200 metros quadrados, começou há mais de uma década. Sua reforma foi orçada em US$ 23 milhões e contou, inclusive, com a mudança de seu nome. O museu foi ampliado e seu interior foi totalmente refeito. Se antes ele era muito estático, com um monte de artefatos e algumas descrições em texto, agora é possível encontrar uma mistura de artefatos e exposições interativas.

As melhorias da exposição incluem o uso de uma variedade de mídias, incluindo fotos e vídeos, e um punhado de quiosques com diferentes atividades educacionais, como uma simulação de missão de submarino. O objetivo foi introduzir conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para aumentar o seu valor educacional.

Além disso, três galerias levam os visitantes através da história da força de submarinos dos Estados Unidos, incluindo o desenvolvimento da propulsão nuclear em 1954 e os modelos de mísseis balísticos da Guerra Fria.

O navio do Pacific Fleet Submarine Museum em obras
O navio em obras

O Pacific Fleet Submarine Museum e a Pandemia

O trabalho, que começou em janeiro de 2019, passou por vários obstáculos. A fase de desenvolvimento dos planos, a aprovação da Marinha e a obtenção do financiamento foram apenas algumas etapas do projeto. Com a pandemia, a instalação das novas exposições acabaram sofrendo atrasos.

Durante a reforma, o Bowfim ainda recebeu uma limpeza completa e uma nova camada de tinta. Por fim, a renovação foi concluída e o museu finalmente ficou pronto para a sua reabertura.

Nova área do Pacific Fleet Submarine Museum
Nova área do Pacific Fleet Submarine Museum

O Submarino

O USS Bowfin é um submarino de ataque de frota que lutou no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, de 1943 a 1945. Lançado em 7 de dezembro de 1942, exatamente um ano após o ataque a Pearl Harbor, o Bowfin acabou sendo apelidado de Vingador de Pearl Harbor. Assim sendo, é apropriado que sua casa permanente seja justamente em Pearl Harbor, no Havaí.

Bandeira do USS Bowfin no Pacific Fleet Submarine Museum
Bandeira do USS Bowfin

O Bowfin é um dos 15 submarinos da Segunda Guerra Mundial desativados atualmente em exibição nos Estados Unidos, a maioria dos quais provavelmente acabaria como sucata ou como tiro ao alvo. O Bowfin, na verdade, estava programado para sucata, mas acabou sendo adquirido para se transformar em um memorial,  graças ao trabalho árduo e à dedicação de indivíduos das comunidades militares e civis. Com o memorial aprovado, o Bowfin foi rebocado de Seattle para Pearl Harbor.

O então navio-museu adjacente ao Valor da Segunda Guerra Mundial no Monumento Nacional do Pacífico, em Pearl Harbor, foi inaugurado no ano de 1981. Cinco anos mais tarde, foi designado um marco histórico nacional e já recebeu mais de 9,5 milhões de visitantes desde sua inauguração.

Serviço

Os passeios ao Pacific Fleet Submarine Museum são autoguiados e incluem guias de áudio gratuitos. Os guias de áudio são oferecidos em 7 idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão, coreano, japonês e mandarim. Existem duas opções ao ouvir a turnê de áudio, adulto e familiar. O áudio tour orientado para a família conta a história de uma forma mais amiga da criança.

Planeje aproximadamente 1 hora para visitar o Submarino e a parte externa.

  • O Pacific Fleet Submarine Museum está aberto diariamente das 7h às 17h. 
  • Não é necessário fazer reserva, mas os ingressos podem ser comprados online com antecedência.
  • A entrada custa $ 20 para adultos e $ 12 para crianças menores de 13 anos.
  • Crianças menores de 4 anos não são permitidas no submarino por razões de segurança, porém, podem visitar o local sem nenhum custo. 
  • Mais informações no site do museu, clicando aqui.

Informações e fotos: Travel Weekly e Site e Facebook oficial do museu


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.