Como recuperar itens perdidos no avião
Não tem coisa pior do que sair do avião e perceber que deixou algum objeto para trás, principalmente se for algo de grande valor monetário ou sentimental. E fica ainda mais complicado quando imediatamente a gente já pensa na novela que vai ser para tentar recuperar o que ficou pelo caminho. Pois agora, um novo sistema promete devolução mais rápida a quem esquecer seus itens em aeroportos ou aeronaves. Ufa! Ninguém quer o baby chorando a viagem inteira porque deixou o ursinho preferido pelo caminho, não é mesmo?
O sistema WorldTracer Lost and Found Property, desenvolvido pela empresa de tecnologia Sita, já é usado por aeroportos em todo o mundo para rastrear bagagens perdidas, e agora vai facilitar para passageiros e funcionários a devolução também de itens pessoais perdidos. Na verdade, trata-se de um aplicativo baseado em nuvem que resolve o problema de propriedade perdida em uma escala global. Usando tecnologia de ponta, ele permite que as companhias aéreas lidem com esse tipo de problema com rapidez e precisão, reunindo os passageiros com seus pertences perdidos e garantindo a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Melhor para passageiros e empresas
Além de facilitar para os passageiros, a chegada desse novo sistema também vai deixar os custos de recuperação desses objetos perdidos mais barato para as empresas – chegando a reduzir em até 90% os valores da operação. Como o item pode ser reclamado pelo próprio passageiro a partir de qualquer dispositivo móvel ou do seu computador, em questão de segundos ele já pode ser rastreado e acompanhar o processo de devolução.
Por outro lado, ao identificar um objeto esquecido, os funcionários da companhia podem registrar, criar um relatório e validar a operação em cerca de 1 minuto. Com essas facilidades, o tempo gasto para localizar os itens perdidos e devolvê-los ao seu dono acelera muito, sendo que 60% dos pertences são devolvidos nas primeiras 48 horas.
- 30 segundos para um agente recuperar um item perdido
- 1 minuto para criar um relatório completo de itens encontrados
- 0 chamadas recebidas de clientes pela empresa
Vale lembrar que essa facilidade não será de graça para o consumidor. Fica a cargo do proprietário a responsabilidade do pagamento do envio de seus itens para recebê-lo em sua casa, ou onde quer que queira receber seus pertences. Ou seja, não vale você solicitar a devolução de uma simples caneta, mas se for aquela caneta especial que passa de geração em geração na sua família e tem um valor sentimental inestimado, aí sim você pode se beneficiar da tecnologia.
Agora que o sistema está disponível, só nos resta aguardar para que as companhia aéreas comecem a utilizá-lo o mais rápido possível, né?