COLUNISTAS

Higiene nasal: O cuidado com a saúde começa no nariz!

Em mais uma edição do quadro “Colunistas” aqui no site, hoje quem vem nos falar é Rafaela Minsky, Especialista em Fisioterapia Respiratória e Pedagoga. A ideia desse quadro é que tenhamos uma equipe multidisciplinar para trazer assuntos relevantes ao cotidiano das famílias através de opiniões especializadas. Queremos promover uma discussão saudável e manter vocês, nossas leitoras e leitores, sempre atualizados. No post de hoje, a Rafaela nos revela a importância da higiene nasal! Vamos acompanhar? 

Higiene nasal: O cuidado com a saúde começa no nariz!

Você sabia que é pelo nariz que começa a maioria das infecções respiratórias? A higiene nasal deve ser um hábito tão frequente quanto escovar os dentes! Ainda mais na primavera, onde ataca a rinite de muita gente! Nesse artigo eu vou te contar mais sobre a importância da higiene nasal!

O nariz tem um objetivo muito importante: é um mecanismo de defesa para o funcionamento adequado do sistema respiratório, especialmente nas crianças! A higiene nasal é a manutenção da cavidade nasal em relação a limpeza e a umidade.

Respiração nasal nos bebês

Você sabia que a respiração nasal é fisiológica para o ser humano e em bebês é PREDOMINANTE até os 6 meses? Ou seja, até os 6 meses de idade, o bebê respira pelo nariz. Agora você me pergunta: e se o nariz do bebê trancar? Se o bebê ficar com o nariz obstruído, ele vai achar formas de respirar pela boca. O choro é uma forma que o bebê encontra de respirar pela boca, por exemplo! A respiração oral não é confortável para ele, podendo deixá-lo mais irritado.

Devemos considerar, ainda, que a cavidade nasal do bebê é menor e mais estreita que a do adulto. E o que isso implica? Que o frio, a poluição e os processos alérgicos tendem a obstruir com mais facilidade o nariz do bebê! Podendo prejudicar até a amamentação!

Higiene nasal mais intensa na primavera

Além disso, estamos na estação do ano que ataca a rinite de muita gente, já que o pólen pode ser um fator alérgeno para algumas pessoas. Quem não se incomoda com os espirros e coceiras no nariz e olhos, não é mesmo? O que você pode fazer para melhorar? Higiene nasal!

A higiene nasal é uma aliada nesse momento, ela pode ser feita a baixo volume (pingando soro no nariz) ou a altos volumes (lavagem nasal mesmo, aquela que o soro entra por uma narina e, geralmente, sai pela outra). Cada tipo de higiene nasal, baixo ou alto volume, tem suas particularidades e precisam ser feitas com muito cuidado e atenção.

Quer saber mais sobre higiene nasal e a melhor forma de realizá-la? Aqui no blog vamos ter uma sequência de informações sobre os cuidados do nariz! Fica ligado nas próximos posts!

Rafaela Coelho Minsky | @mamaeajudaoficial

Rafaela é Fisioterapeuta e pedagoga, Dra em Ciências do Desenvolvimento Humano, Mestre em Fisioterapia e Especialista em Fisioterapia Respiratória. Ela atende em domicílio (48) 99114-3444 e na Clínica CAIC (48) 98435-9266

Colaboradores

Quer fazer parte do nosso quadro de colaboradores? Entre em contato através do e-mail contato@santacatarinacomcriancas.com.br ou mande uma mensagem na DM da nossa página do Instagram.


Confira também:

Nova Veneza com crianças: O que fazer na cidade

Programação de cinema do Cinematerna em Santa Catarina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.