Fluss-Haus-natal-2
SANTA CATARINA,  São Martinho

Fluss Haus: Bate e volta delícia para fazer em família

Essa semana fomos comemorar um aniversário em família na Fluss Haus, e claro que eu aproveitei para registrar tudo e contar aqui para vocês. Nós já fomos muitas vezes ao local e eu nunca canso por dois motivos simples: O ambiente é lindo e a comida é uma delícia! É um passeio imperdível para quem gosta de combinar experiências gastronômicas e contato com a natureza. Além de ser uma super dica de passeio para fazer com as crianças em Santa Catarina.

Como o nosso destino fica a cerca de 200 km da capital, em uma pequena cidade chamada São Martinho, com pouco mais de três mil habitantes, saímos de Floripa às 9h30. Fomos com calma, curtindo toda a beleza do passeio, com suas paisagens de montanhas, vales, rios e cachoeiras.

Por volta de 13h estávamos lá, bem no horário em que marcamos a nossa reserva. Posso garantir que só o caminho até o local já vale o passeio, mas chegando lá você é surpreendido com um ambiente lindo, cheio de flores e verde para todos os lados. O capricho é tanto que os proprietários da Fluss Hauss fazem questão de enfeitar ainda mais os seus jardins e destacar algumas datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal.

E como se não bastasse toda a beleza do lugar, eles têm o melhor café colonial de Santa Catarina (há quem diga que é o melhor do Brasil!). Quer mais? Aos finais de semana e feriados tem almoço típico alemão, com direito a chucrute, eisbein e muito mais. E aí? Te convenci a fazer uma visita? Se ainda não, acompanha como foi a nossa passagem por lá que eu garanto que você vai ficar com vontade de estar lá com a gente!

A história da Fluss Haus

Além da comida saborosa e do ambiente encantador, a Fluss Haus também é conhecida nacionalmente por suas bolachas decoradas, comercializadas em vários pontos do Brasil. Na realidade, foi graças ao sucesso dessas bolachas que o local se transformou na referência que é hoje.

Pote bolacha Fluss Haus

No ano de 1996, os proprietários passaram a produzir pães e bolachas decoradas (tradição herdada da mãe paterna), após sentirem dificuldades na lavoura. Suas atividades iniciaram num antigo forno à lenha da família e os produtos eram vendidos de porta em porta. Mais tarde, os produtos começaram a ser comercializados também na propriedade da família, com o nome FLUSS HAUS, que significa “Casa do Rio”, nome dado pelo fato de um riacho passar entre as áreas da casa.

Ainda hoje a empresa mantem as características da influência alemã, seja na decoração ou na gastronomia. A fábrica de bolachas se somou à estrutura do local, além de uma loja própria com produtos diferenciados e o almoço e café colonial.

O Café Colonial

A Fluss Haus é unanimidade na nossa família quando o assunto é café colonial. Já estivemos em vários por aí e posso garantir que o nosso grau de exigência é muito alto em função da nossa experiência com a casa alemã. A variedade de doces e salgados é grande e tudo é muito saboroso. Servido de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, são mais de 60 itens como: sopa de galinha caipira, batata recheada, salgados quentes, frios, pães, tortas, bolos, sucos, café, leite, chá, chocolate quente e muito mais. Além dos típicos kartoffelpuffer (bolinho de batatinha) com purê de maça, eisebein (joelho de porco) e strudel. Algumas opções de doces sem açúcar também estão disponíveis no buffet.

Almoço Alemão

Aos finais de semana e feriados, além do café colonial, há a opção do Almoço Alemão. Acredite se quiser, a variedade é ainda maior e cerca de 120 itens ficam a disposição para você se esbaldar! Pratos de gastronomia típica como salsichões, marreco recheado, spätzle (massa caseira), goulash (molho de carne), kassler (bisteca de porco), eisebein (joelho de porco) e kartoffelpuffer (bolinho de batatinha). Além, é claro, de uma variedade de doces e sobremesas.

Se bater a dúvida, saiba que independente do seu passeio rolar durante a semana ou aos finais de semana, você terá uma experiência gastronômica incrível e irá desfrutar de um belo visual da natureza!

Reserve a sua mesa!

Talvez essa seja a dica mais importante para quem deseja fazer esse passeio: FAÇA A SUA RESERVA ANTECIPADAMENTE. As vagas por lá são limitadas e sempre há muito movimento, por isso você precisa garantir a sua mesa antes de ir. Ninguém merece estragar o passeio por falta de planejamento, né?

As reservas deverão ser feitas preferencialmente por telefone ou pelo site. Por telefone, o atendimento acontece diariamente das 8h às 12h e das 13h às 18h. Pelo site, o contato online é somente de segunda a quinta-feira.

Os Jardins

Se você já esteve na Europa, fará uma viagem no tempo ao passear pelos jardins da Fluss Haus. Se ainda não conhece, terá um gostinho de como é o Vale Europeu. Cada novo cantinho descoberto é especial. Logo na entrada, à direita, uma fonte com carpas próximo da lojinha de bolachas, chama a atenção dos visitantes. Em direção à entrada do restaurante, à esquerda, há um presépio e uma roda d´água.

Enquanto caminha por entre rosas, hortênsias e diversas outras flores, você pode escolher em qual dos locais fará o registro da sua visita por lá (na dúvida, faça em todos)! São diversas pontes, banquinhos, balanços e até uma moldura para servir de inspiração.

Fluss-Haus-decoracao-1

Uma atração que as kids adoram é dar comida para os peixes. Há um recipiente que libera a ração se você colocar moedas de R$1. Por favor, não dê outro tipo de alimento para os bichinhos que não seja o recomendado! A Mariah ama essa função e já fica guardando as moedas para quando formos novamente para lá! Mas é preciso ter cuidado com os pequenos nessa área. Um tempo atrás minha sobrinha de dois anos se empolgou e quis mergulhar junto com os peixes! Mesmo sendo raso, foi um susto danado!

No final do caminho que termina em um deque sobre o lago, alguns animais como pavão, pato e peru fazem a festa das crianças. A novidade no jardim é o Bosque do Amor, um local pensado especialmente para você declarar todo o seu sentimento através de um cadeado, que tem o propósito de fortalecer o relacionamento. Eles vendem o cadeado na lojinha, mas você pode levar o seu de casa também!

Fluss-Haus-bosque-do-amor

Dica: Leve repelente! O jardim, o lago, as flores… toda essa natureza vira o cenário ideal para os mosquitos fazerem a festa!

Como Chegar

Localizado a cerca de 200 km da capital, a Fluss Haus fica no município de São Martinho, no bairro Vargem do Cedro. Para chegar lá existem dois caminhos partindo de Floripa. Um mais rápido, passando pela BR-282 por Santo Amaro da Imperatriz e outro mais longo que vai direto pela BR-101 até Tubarão, onde você deve pegar a SC-370. Em ambos os casos, prepare-se para lindas paisagens e muitas curvas (portanto, lembre-se disso se você costuma enjoar)

Nós fomos pela BR-101. A rodovia é melhor e só pegamos estrada de chão mais próximo ao destino (uns 10 km). Montanhas, riachos, pasto, plantações e eucaliptos são algumas das atrações naturais que encontramos pelo caminho.

Se você curte cachoeiras, pare no Restaurante Salto da Capivara, na Estrada Geral de Vargem do Cedro, bem pertinho da Fluss Haus. No fundo do estabelecimento tem uma cachoeira que é sempre nosso ponto de parada para apreciação e fotos. Mesmo que o empreendimento esteja fechado, o acesso até a cachoeira é livre, sem necessidade de passar por dentro do restaurante.

Fluss-Haus-caminho-2

E aí? Gostou da nossa dica de passeio para fazer com as kids em SC? É muito show, né? Espero que tenham curtido!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.