Dicas de livros para envolver as crianças no clima natalino
Já é quase natal e que tal umas dicas de livros para envolver as crianças no clima natalino? Em parceria com a empreendedora Ana Paula, da Livraria Divertida, fizemos uma seleção de títulos que vão agradar a família toda. Confere:
Livros para envolver as crianças no clima natalino
- 01. Alvinho e os presentes de Natal (Ruth Rocha, Editora Salamandra)
Alvinho era danado. Não podia ver uma propaganda de algum brinquedo novo na televisão e pronto: já queria um para ele. “Pai, compra?” O pai respondia que ele já tinha brinquedos demais. “Mãe, compra?” A mãe respondia a mesma coisa. Quando chegava perto do Natal, então, Alvinho pedia de tudo: tênis importado, lanterna de três cores, apito de quatro sons. Mas nesse Natal aconteceu uma coisa muito diferente, muito assustadora, muito maluca mesmo…
Um livro que discute com senso crítico, mas sem esquecer o bom senso, as relações por vezes complicadas entre infância, desejo e publicidade. Com humor e alegria, a autora — como em toda sua obra — toma um partido: o das crianças.
- 02. O pinheirinho de natal (Hans Christian Andersen, Editora Caramelo)
Cercado por árvores altas e esplendorosas em meio à floresta, um pinheirinho passa o tempo todo sonhando em crescer e ser tão majestoso quanto suas companheiras. Ao saber que muitas delas eram derrubadas para virarem árvores de Natal, este passa a ser o seu maior desejo. Mas, quando ele finalmente se realiza, o pinheirinho acaba aprendendo uma inesperada lição. Publicado pela primeira vez na Dinamarca em 1844, este clássico conto de Natal, de Hans Christian Andersen, foi recontado por Tatiana Belinky para o público brasileiro, com primorosas ilustrações de Claudia Degliuomini.
- 03. O natal do carteiro (Allan Ahlberg, Companhia das letrinhas)
Quando chega a época de Natal, o Papai Noel não é o único a arrancar os cabelos abarrotado de tantas tarefas. O Carteiro também trabalha em dobro para entregar todos os bons votos e desejos de felicidade – e alguns presentes também. Pois neste livro ele visita alguns personagens de contos de fadas tradicionais para lhes entregar a correspondência natalina – os ursinhos recebem um postal da Cachinhos Dourados; a Chapeuzinho Vermelho ganha do Lobo Mau uma carta com um jogo de tabuleiro; ao Humpty Dumpty chega um cartão com um quebra-cabeça enviado pelos Cavaleiros do Rei; o Homem Biscoito é presenteado com um almanaque e um livrinho de sabedorias; e até o Lobo Mau, mais um que adora o Natal, foi visitado pelo nosso amigo. Mas a grande tarefa do Carteiro nessa época do ano – como ninguém parou para pensar nisso? – é auxiliar a própria família Noel, fazendo chegar à sua fábrica os milhares de pedidos das crianças. Assim, ele também passa por lá, para deixar as suas cartas, e de quebra ainda ganhar um presente, que carteiro também merece. Ao acompanhar a história do Carteiro, as crianças encontram os envelopes recheados de cartas, cartões e presentinhos – como jogos e livros – e aprendem a manter uma tradição milenar que, mesmo com o avanço dos contatos via telefone e principalmente da correspondência eletrônica, nunca perderá a sua função.
Mais livros para envolver as crianças no clima natalino
- 04. Como o Grich roubou o natal (Dr. Seuss, Companhia das Letrinhas)
O Grinch é uma criatura verde e peluda que destesta o Natal com todas as forças. Ele não suporta a felicidade dos Quem com suas festanças e banquemtes, e resolve acabar com a festa de uma vez por todas. Mas talvez o Grinch perceba que o verdadeiro signifcado do Natal vai muito além de comemorações e presentes. Esta história reconfortante sobre o espírito do Natal é capaz de conquistar até o mais frio e menor dos corações. Grinch já é um personagem clássico do Natal, e sua história é um presente perfeito para todas as idades.
- 05. O natal de Manuel (Ana Maria Machado, Editora Global)
Uma história que começa aparentemente simples e aos poucos vai crescendo em profundidade, em reflexão, sem perder o jeito gostoso de chegar bem perto do universo infantil, como Ana Maria Machado, em suas narrativas, sabe fazer muito bem. Uma história sobre a curiosidade de um menino, André, que quer saber o que significa Natal. De pergunta em pergunta, para os pais, para a irmã, para a avó, para os tios, para a cozinheira, para os amigos, em sua cabeça nada se esclarece, fica só cada vez mais confuso.Uma história sobre valores, pessoas e pontos de vista diferentes e um final surpreendente. Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele se lembrava de todas aquelas coisas: Natal é o nascimento de Jesus. É um tempo ótimo para ganhar dinheiro. É dia de ficar em casa sem trabalhar. É uma trabalheira. (…) É dia de menino bonzinho ganhar presente.
- 06. Onde Está Wally? Especial de Natal: Atividades, Buscas e Centenas de Adesivos Incríveis! (Marthin Handford, Editora Martins Fontes)
Divirta-se com Wally, Wanda, Woof, Odlaw e Mago Barbabranca nesta sensacional aventura de Natal! O livro, recheado de adesivos, convida o leitor a procurar o verdadeiro Papai Noel em empolgantes atividades, quebra-cabeças e jogos. Ao final, apresenta ainda uma surpresa: o leitor poderá criar sua própria cena com Wally e seus amigos! Aprenda bastante e delicie-se nesta grande brincadeira natalina!
Qual a sua escolha?
Gostou da nossa seleção? Agora a parte difícil deixamos para você: escolher o seu favorito!
Confira também:
Programação completa do Natal em Blumenau
Hotel Fazenda em Santa Catarina: 10 opções para ir com as kids