estrada
FLORIPA,  Paraná

De Floripa a Foz do Iguaçu de carro com as kids!

Aqui em casa nós já estamos acostumados a pegar o carro e seguir para destinos um pouco mais longos. Constantemente visitamos as primas que moram em outra cidade ou vamos para a casa de praia da sogra, mas sempre coisa de uma ou duas horas de distância daqui.

Na verdade, fazia tempo que eu estava com vontade de colocar as crianças no carro e partir para uma viagem mesmo, em um lugar mais distante, só não sabia ainda para onde! No entanto, sabia que o destino deveria ser próximo o suficiente para voltarmos logo para casa se algo desse errado, mas nem tão próximo a ponto de testarmos os limites das kids – e os nossos, é claro – nessa primeira experiência de ir mais adiante com elas na estrada.

Depois de analisar algumas opções entre os estados vizinhos, chegamos ao local ideal para a nossa aventura: Foz do Iguaçu!

Os Preparativos para ir a Foz do Iguaçu de carro

A época para conhecermos as famosas Cataratas era boa: outubro, mês de calor não tão escaldante. Apesar de ser um mês de chuvas frequentes na região, a previsão era de tempo mais seco enquanto estaríamos por lá. Ainda tínhamos a vantagem de um feriado se aproximando: o do dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças. Mesmo caindo em um sábado, vinha seguido do Dia dos Professores (15 de outubro) e com isso a Mel perderia menos aulas.

Decidimos ficar fora por uma semana e a partir daí comecei a estudar o Google Maps e definir o trajeto que faríamos até o destino final. Como de Floripa a Foz do Iguaçu de carro seriam cerca de 12 horas à frente do volante (e a ideia era que elas fossem agradáveis e não uma guerra dentro do carro), optamos por fazer duas paradas antes de chegar em Foz.

A primeira parada seria em Curitiba, a 300km de distância de Floripa e onde ficaríamos um pouco para aproveitar essa cidade que é tão gostosa. A outra parada seria em Guarapuava, cidade que não conhecíamos, mas que acabamos escolhendo por sua localização estratégica (mais três horas e meia de Curitiba e cinco até Foz).

Depois, com tudo esquematizado, foi só ir preparando o psicológico das meninas (e o nosso) para a aventura e torcer para dar tudo certo!

Na Estrada

Saímos de Floripa uma sexta-feira de manhã e enquanto o Beto dirigia, eu me distraía observando as paisagens (ou atendendo os mil chamados de “oooo mãe”) e as crianças alternavam a diversão entre os eletrônicos, os lanches, a cantoria, o momento implicância uma com a outra e o soninho.

Na ída, paramos para almoçar na BR-101, no Posto Rudnick, em Joinville. Encaramos um buffet a kg com comida simples, mas bem sem graça, e à tarde estávamos em Curitiba. Aproveitamos 24 horas na cidade e seguimos viagem até Guarapuava.

Guarapuava

Acabamos escolhendo esse ponto de parada depois de dar uma olhada no mapa do Paraná. Identificamos as cidades no caminho por onde passaríamos, sondamos com conhecidos que já tinham feito esse trajeto e batemos o martelo. Ficamos hospedados no Kuster Hotel, que segundo o pessoal de lá, é o melhor da cidade. Os quartos são grandes, mas simples. O café da manhã tem poucas opções, mas o restaurante que funciona a noite tem mais variedade e é bem movimentado.

Chegando ao destino

Nossa viagem até Foz do Iguaçu de carro estava fluindo bem e agora só tínhamos mais um dia na estrada rumo ao destino final. Só cinco horas nos separavam das Cataratas, então vamos lá! Esse foi o trajeto mais longo. Paramos poucas vezes para as idas ao banheiro e só. Quando o cansaço batia e as crianças começavam a ficar incomodadas de permanecer no veículo, já estávamos bem próximos ao destino, então achei que foi o timming ideal!

entrada para o bourbon cataratas resort
Pensem na alegria ao avistarmos a fachada do hotel!

Chegamos no Bourbon Cataratas Resort às 15h e resolvemos aproveitar o resto do dia por ali mesmo. Com o feriado de Dia das Crianças o hotel estava cheio de programações especiais, inclusive com a visita dos personagens Mônica e Cebolinha (a Mariah pirou!).

O hotel é incrível! Ficamos cinco dias e não conseguimos conhecê-lo por inteiro. A equipe de recreação também é nota 10! Todos os dias rolava negociação para convencer as crianças a sair do hotel e ir fazer os passeios pela cidade

Voltando para casa

Na volta nós fizemos check-out no Resort às 12h, almoçamos no shopping lá em Foz mesmo (bem próximo do Bourbon). Então decidimos dirigir até Guarapuava e lá parar para dormir.

Desta vez ficamos hospedados em outro hotel, o Dom Baroni . Algum evento estava acontecendo na cidade e os hotéis estavam lotados. Conseguimos esse e foi confortável o suficiente para o pernoite. Com todos cansados, tomamos um belo banho, pedimos uma pizza e tivemos uma noite tranquila de sono.

hotel kuster Guarapuava
Pizza delivery no hotel em Guarapuava porque o cansaço tinha pego todo mundo.

No dia seguinte acordamos com calma, tomamos café no hotel e tocamos direto até Floripa. Paramos apenas para almoçar em um container do Madero Burguer em um posto de gasolina, perto de Joinville. Também deu certo! Toda a euforia da viagem já tinha passado, o cansaço latejava nos corpos das crianças e elas vieram dormindo quase que o trajeto todo, enquanto aproveitamos para seguir viagem com a maior tranquilidade.

Estradas boas e muitos pedágios

No caminho vimos retas intermináveis e uma paisagem quase sempre plana, com exceção de duas serras (próximo a Curitiba e próximo a Guarapuava), mas que não achei que tinham curvas muito significativas. A única que sofreu com essas curvas foi a Mel, que enjoa com facilidade, mas claro que eu já estava preparada com a medicação e fomos avaliando a situação.  

As estradas estavam duplicadas em praticamente todo o trajeto. Encontramos também algumas obras sendo executadas, mas sempre com boa sinalização e organizadas pelos funcionários que estavam prestando o serviço no local. Claro que tudo isso tem um preço. Foram quase uma dezena de pedágios e muitos reais deixados para as concessionárias, mas valeu a pena ter a rodovia em condições excelentes de tráfego eu diria que 100% do tempo. Aliás, uma boa dica para quem viaja de carro e precisa parar para ir ao banheiro é utilizar os espaços oferecidos pela própria concessionária em alguns pontos específicos da estada. Lá também tem água e café gratuitos.

PEDÁGIO DE FLORIPA A FOZ DO IGUAÇU
Estrada boa e muitos pedágios no caminho de Floripa a Foz do Iguaçu.

Outra dica que eu acho válida: Sempre anote o telefone de emergência da concessionária que você está trafegando e esteja atenta ao km (ou ponto de referência) de onde vocês estão. Nunca se sabe quando podemos precisar de ajuda, não é mesmo?

Aventura que deu certo

Portanto, resumo da ópera: Nossa viagem de Floripa a Foz do Iguaçu de carro com as kids foi mais que aprovada! As meninas deram um show de parceria e puderam colocar em prática valores muito importantes como paciência, respeito, tolerância, empatia...

E você? Costuma viajar de carro com as crianças? Eu já estou aqui preparando o nosso próximo destino!!


Confira também:

Movie Cars: Nova atração em Foz

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Nosso roteiro de 24 horas em Curitiba


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.