OUTROS DESTINOS,  Paraná

Conhecendo o Templo Budista de Foz com crianças

Quando eu estou preparando o nosso roteiro de viagem, sempre priorizo intercalar dias de programações mais intensas com outras mais sossegadas. Claro que nem sempre isso é possível, mas ao saber que havia uma Mesquita Mulçumana e um Templo Budista em Foz do Iguaçu, na hora já incluí esses destinos na lista dos programas mais lights – e imperdíveis! Então vem ver como foi a nossa visita ao Templo Budista de Foz com crianças.

Depois de visitar as Cataratas, o destino seguinte deveria ser mais tranquilo e por isso decidimos levar as kids para conhecer esses lugares tão diferentes.

Acompanhe aqui a nossa visita às Cataratas

Barrados na Mesquita

Saímos do hotel onde estávamos hospedados por volta das 10h30, atravessamos o centro da cidade e em cerca de 15 minutos estávamos na Mesquita. Depois disso, estacionamos o carro na rua e fomos a pé até o portão de entrada. Para nossa triste surpresa, o portão estava fechado e havia um aviso de que era necessário agendar horário via telefone para poder adentrar ao local. A mudança parecia ter sido feita recentemente, uma vez que eu não tinha lido essa informação em nenhum site em que pesquisei sobre o lugar. Portanto, fique atento!

Enfim, passei a mão no telefone e liguei para o número indicado, mas a atendente me informou que só havia horários para o final do dia. Então ficamos de pensar no que fazer e de repente retornar em outro momento – o que acabou não rolando.

Achei uma pena porque estava empolgada para mostrar às crianças que existem outras culturas e religiões no mundo bem diferentes das que elas conhecem. Assim, poderia aproveitar para falar sobre respeito, diversidade, empatia e o que mais achasse que poderia caber no momento. Mas nem tudo estava perdido! Bati uma foto do lado de fora do portão mesmo e seguimos para o próximo destino: o Templo Budista.

mesquita
Foto da mesquita que consegui tirar do lado de fora do portão
orientações mesquita
Orientações ao visitante na entrada da mesquita

Templo Budista de Foz com Crianças

Em cerca de 15 minutos chegamos ao Templo Chen Tien, que é considerado o 2º maior da América Latina. Que lugar lindo, que energia boa nos transmite! As estátuas dos Budas, os jardins… já gostei de cara!

O local foi construído em 1996 pela comunidade chinesa da região. Logo na entrada encontramos um Buda gigante, o mais fofo de todos, destacando-se com seus sete metros de altura e um sorrisão no rosto que é impossível não rir junto olhando para ele!

buda templo budista
O buda mais fofo de todos

Depois do Buda Fofo Sorridente, fomos até a praça central onde há mais de 100 estátuas douradas alinhadas na mesma posição, em direção ao pôr do sol. São os Amitabha. Cada um representa uma reencarnação de Buda na Terra. Suas mãos estão postas em gestos que simbolizam a meditação e as boas-vindas.

O Iluminado

Também é aqui que está a estátua da representação do fundador do Budismo, Siddhartha Gautama, o Iluminado. A estátua possui 10 metros e, portanto, é a maior representação de Buda na América do Sul.

Sidarta Templo Budista

Santuário

Outro destaque do Templo é o Santuário Ksitigarbha, um edifício de dois andares e arquitetura de palácio imperial chinês, que é um espaço consagrado aos Budas e, além disso, serve como residência para o mestre budista. Em seu interior estão 18 estátuas de figuras que atingiram um estado de iluminação e são as guardiãs do templo. O local funciona também como um espaço sagrado de orações, onde não é permitido bater foto, mas podemos acender velas e colocar bilhetes de agradecimentos.

As meninas se interessaram e pediram para fazer o ritual. Fomos até a lojinha (fica próximo ao portão de entrada/saída) e compramos um “Kit Agradecimento” (Uma vela, um incenso e um cartão por R$10) para cada uma. Posteriormente, voltamos ao santuário e elas escreveram os cartões, cada uma do seu jeitinho, depois acenderam as velas e fizeram um pedido.

Kit Agradecimento no Templo Budista

Entre a casa e a praça há um incensário onde elas puderam deixar seus incensos queimando. Segundo a religião budista, a prática simboliza a moralidade e as boas ações e, além disso, também representa uma homenagem à memória dos nossos ancestrais.

Incensos no Templo Budista

Nirvana

Do outro lado do edifício encontramos a estátua do Buda Shakyamuni (Sidarta Gautama). O jovem príncipe indiano abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e é considerado o grande mestre do budismo. Pleno, sereno, é assim a imagem que ele me passou… Não à toa já que ele está representado em sua forma deitada, uma posição que indica o Nirvana.

Buda Shakyamuni Templo Budista

Paz de espírito

Olhamos as mais de 120 estátuas com calma, tentando entender o significado de algumas delas, batemos fotos, aprendemos mantras e ouvimos o canto dos pássaros. Ou seja, tudo feito na mais santa paz de espírito. É muito importante lembrar que, mesmo que pareça um local tentador às brincadeiras das crianças (pelo grande espaço ao ar livre), é um espaço religioso e dedicado à contemplação e à oração, por isso devemos respeitar esse território.

Tempo do passeio ao Templo Budista de Foz com crianças

Em conclusão, nosso passeio durou uns 40 minutos. Se eu estivesse sozinha, com certeza poderia passar um dia inteiro por ali, fácil, entretanto, com as kids, achei que foi tempo suficiente para despertar a curiosidade delas.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

• Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim Califórina
  • Telefone: (45) 3524-5566
  • Horário: de terça a domingo das 9h30 às 16h30
  • Ingressos: entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.