Como fazer um ‘Jardim para Comer’ na sua casa
Que tal chamar as crianças e fazer um jardim para comer na sua casa? Além de proporcionar um momento que vai fazer parte da memória afetiva de toda a família, esse contato direto com a terra traz inúmeros benefícios que vão desde trabalhar o desenvolvimento motor à exploração de diferentes sentidos, texturas e aromas. E mais do que criar plantas que enfeitam o ambiente e trazem essa proximidade com a natureza, um jardim para comer estimula a curiosidade e o interesse nos pequenos por uma alimentação mais saudável. Então bora??? Quem se anima???
A Renata e a Talita são responsáveis por ministrar uma Oficina de Jardinagem para crianças. Elas são super entendidas no assunto e deram umas dicas para a gente:
1 – Escolha o local
Não importa o tamanho do seu espaço, sempre existem possibilidades para cultivar algo. Pode ser desde um canteiro no seu quintal, uma floreira na janela, até vasos na parede. O importante e indispensável é que em algum momento do dia esse local seja visitado pelo sol. Quanto mais horas de sol, mais opções para plantar.
2 – Use uma boa terra
Preparar o local do plantio com uma boa terra, de preferência utilizando adubos orgânicos. Deixar a terra fofa e adubada para receber as mudas e sementes.
3 – Escolha as mudas e sementes
Escolher mudas e sementes que possam crescer no espaço que você tem disponível. Não adianta querer plantar melancia em vaso, mas temperos, ervas, flores e algumas hortaliças podem perfeitamente serem cultivados em pequenos espaços.
4 – Não esqueça de regar
Após o plantio sempre fazer uma boa rega e manter o solo protegido com palhinhas protetoras, que podem ser aparas de grama, folhas secas, serragem de madeira não tratada… essa proteção ajuda a manter o solo úmido, precisando de menos regas, e mantém a vida do solo (os microrganismos) protegidos.
5 – Proteja sua horta dos insetos
Sempre que possível utilize plantas repelentes, como tagetes, arruda, entre as espécies de interesse, para que os insetos visitem a horta, mas não por muito tempo.
6 – Acompanhe a evolução do processo
Sempre que puder faça uma visitinha na sua horta e veja o que ela quer dizer! Se ela está precisando de água, de adubo, que algum inseto seja removido do espaço, ou que ela precise ser consumida! Sim, horta é pra comer!! Não esqueça de colher aquilo que já está “pronto” pra ir pro seu prato! Sua horta agradece!
Curtiram? Não é tão difícil , vai… Como a Mari está participando da Oficina de Jardinagem (clique aqui para saber mais) na Livraria Divertida, ela vem me cobrando há tempos para montarmos a nossa hortinha de temperos em casa. Não sabia muito bem por onde começar e acho que esse era o estímulo que me faltava! Vamos juntos então???
Confira também:
Floripa: O que fazer com as crianças nos dias de chuva