O que você precisa saber sobre enurese e desfralde noturno
O desfralde noturno pode acontecer até a criança atingir os 5 anos de idade. Quando a criança passa dos 5 anos e tem perda involuntária de urina, mais de uma vez por mês, por 3 meses consecutivos, é preciso estar atento e considerar a possibilidade de enurese. O alerta vem da Dra. Sabrina Aroucha, nefrologista pediátrica, que nos fala mais sobre o assunto no decorrer deste post.
“Frequentemente, recebo no consultório famílias estressadas e cansadas com a rotina que a enurese gera. Lençóis molhados, cheiro forte de urina no colchão, roupas com forte odor de urina. Com isso, muitas crianças desenvolvem questões de autoestima e de relacionamento com as outras crianças.”, aponta Dra. Sabrina.
Funcionamento inadequado da bexiga
A enurese pode estar associada a sintomas urinários durante o dia. Muitos responsáveis e cuidadores desconhecem que a enurese pode ser associada a disfunção miccional ou seja, o funcionamento inadequado da bexiga.
Veja alguns exemplos corriqueiros no dia a dia da criança, que caracteriza disfunção miccional:
● Urgência para urinar, que nada mais é que o ato da criança sair correndo quando lembra de urinar.
● Segurar muito o espaço de tempo para urinar (ir menos de 3x no dia ao banheiro).
● Ir muitas vezes ao banheiro (mais de 8x).
● Episódios de infecção urinária ou assadura de repetição.
● Perda de urina (molha a peça íntima ou a roupa toda).
● Perda de fezes (aquela mancha de fezes na peça íntima pode ser escape fecal).
Enurese tem tratamento?
Muitas famílias não tem conhecimento, mas a enurese tem tratamento. O tratamento para enurese é realizado em várias frentes e o auxílio de um especialista é fundamental para o sucesso e êxito do processo. Como cada criança é única, o tratamento deve ser individualizado.
“Trabalhamos não somente a função fisiológica, mas também a função comportamental, que é a uroterapia.”, afirma Dra Sabrina. A uroterapia orienta a criança, a família e os cuidadores de forma personalizada e individual. As orientações estão relacionadas à ingestão de líquidos, alimentação adequada, frequência urinária, etc. Por isso é um tratamento personalizado.
Fisioterapia pélvica
O tratamento de fisioterapia pélvica também é muito eficaz para diversas disfunções urinárias na infância e uma delas é a enurese. São utilizados aparelhos que irão aumentar a consciência corporal e reduzir os episódios de escape urinário.
Por fim, o uso do alarme como forma de tratamento. Em diversos casos, a criança não acorda, ocorre uma frustração familiar e consequentemente deixam o dispositivo. Esse tratamento é recomendável para crianças em tratamento com a equipe multiprofissional, para alcançar o sucesso do tratamento.
“Não podemos deixar de citar a importância do tratamento medicamentoso, se necessário, que dependerá da avaliação clínica da criança”, completa a nefrologista.
Enurese e desfralde noturno
A primeira ferramenta para você conseguir ajudar sua criança com enurese e desfralde noturno é estar informada. Se você conhece alguma família que a criança tenha enurese, compartilhe este material. A enurese tem tratamento e deve ser começado o mais cedo possível.
CRM 20291 / RQE 16878
Confira também:
Fomos conhecer o Projeto Lontra, em Floripa