Ponte Hercílio Luz com crianças
Já postei aqui no blog um roteiro de meio período pelo centro histórico de Floripa com as kids e agora chegou a vez do cartão postal da nossa ilha: a Ponte Hercílio Luz! O local foi todo revitalizado e está lindo. Para completar o passeio, o Parque da Luz que fica bem na cabeceira da ponte é o ambiente ideal para fazer as crianças gastarem energia enquanto desfrutam do contato com a natureza.
Se você optar por ir pela manhã ao centro de Floripa e almoçar no Mercado Público como sugeri aqui nesse post, e ainda tiver pique para continuar conhecendo a cidade, basta voltar para a Rua Felipe Schmitd e subir a pé até o final dela (cerca de 1km a pé). Caso esteja de carro, tem estacionamento próximo da cabeceira da ponte e também nos entornos.
Parque da Luz
Logo você vai identificar a área verde do Parque da Luz. Uma boa ideia aqui é esticar uma toalha no chão e deixar os pequenos se divertirem correndo de um lado para o outro, no parquinho ou pelos balanços espalhados pelas árvores do parque. Um porém: o local não é muito iluminado à noite e não indico estar por ali depois do anoitecer. Durante o dia, é bem tranquilo e super família.
O Parque da Luz fica localizado onde antigamente era o cemitério municipal da cidade e por esse motivo, acabou não atraindo o interesse da população durante muito tempo e acabou sendo abandonado. Com o tempo a comunidade começou a perceber o potencial do espaço e começou a se mobilizar para dar uma atenção adequada ao local. A reforma da Ponte Hercílio Luz colaborou para este cenário e fez com que os órgãos competentes enxergassem o Parque da Luz. Hoje, a ONG Associação dos Amigos do Parque da Luz é responsável pela gestão do local juntamente com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).
Há muitas opções de lazer no parque: campo de futebol, esculturas, parque infantil, relógio de sol, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, trilhas, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas, mesas para jogos de dominó e cartas, entre outras atrações.
Confira o post completo sobre o Parque da Luz
Ponte Hercílio Luz
Se chegar cedo ou achar conveniente, pode ser uma boa também fazer o passeio pela ponte Hercílio Luz primeiro e deixar o Parque da Luz para mais tarde. Porém, já aviso que se tiver oportunidade, o ideal é assistir ao pôr-do-sol por ali. A vista é linda!
Quem chega a Floripa de carro, já pode admirar a sua beleza logo na entrada da cidade. A “velha senhora”, como é conhecida pelos manezinhos, foi reinaugurada nos últimos dias de 2019, depois de quase trinta anos interditada. A maior ponte suspensa do Brasil possui 822 metros e não é todo mundo que tem coragem de atravessar por ela a pé não. Seu chão projetado de um gradil metálico vazado permite enxergar o movimento de veículos logo abaixo, na Avenida Beira-Mar Norte, o que faz muitas pernas tremerem (pelo menos dos adultos!). Mas não deixe de atravessar por isso, as passarelas voltadas a pedestres e ciclistas são separadas da faixas de rolamento por muretas e também são metálicas, mas não são vazadas (ufa!).
A primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O símbolo mais famoso da cidade, inicialmente foi chamada de Ponte do Estreito e mudaria seu nome para Ponte da Independência por sugestão do governador Hercílio Luz. Porém, o idealizador da obra não viu seu sonho sendo concluído pois morreu em 1924. Assim sendo, então, a ponte foi renomeada como Ponte Hercílio Luz em uma homenagem póstuma.
A ponte em números
- Comprimento total: 822 metros (259 m de viaduto insular, 339 m de vão central e 221 m de viaduto continental)
- Peso da estrutura de aço: 5.000 toneladas
- Alicerces de Pilares: 14.250 m³ de concreto
- Altura das duas torres: 74,21 metros a partir do nível do mar
- Altura do vão pênsil: 43 metros
Obras na Ponte Hercílio Luz
Todo o material empregado na construção da ponte foi importado dos Estados Unidos. O projeto, inclusive, é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinmann e a equipe da construção foi composta de dezenove técnicos americanos e operários catarinenses.
Para possibilitar a reabertura da ponte, foram necessários 13 anos de obras de restauração, envolvendo muitos atrasos, licitações e suspeita de desvio de verba. Quase R$ 500 milhões de reais foram gastos na reforma.
Como atravessar a Ponte Hercílio Luz
Há várias maneiras de atravessar a Ponte Hercílio Luz. A pé, de bicicleta, de carro ou de transporte coletivo, mas é preciso ficar atento às regras para a travessia. A passagem de carros particulares por ali continua sendo permitida somente de segunda a sexta-feira, assim como veículos de transporte coletivo.
Nos finais de semana a Ponte Hercílio Luz permanece fechada para o tráfego de veículos e a exclusividade é de pedestres e ciclistas. A fiscalização é realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.
Pelo Entorno
Com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz, o entorno foi revitalizado. Além da valorização do Parque da Luz, o espaço ganhou quiosques de lanches e bebidas, uma chopperia, uma feira de artesanatos e mais um parquinho infantil.
Mirantes
Existem alguns lugares para apreciar e tirar fotos da Ponte Hercílio Luz. O mais tradicional é o Mirante da Praça Hercílio Luz, que fica ao lado da cabeceira insular da ponte. Nesta praça há mais uma homenagem ao governador que dá nome à ponte, desta vez em forma de estátua. O legal aqui é que é possível visualizar as três pontes que fazem a ligação ilha-continente.
Há ainda outro Mirante ali próximo que não é tão conhecido, o Mirante da Praia do Müller. Legal para ter um ângulo diferente da Ponte Hercílio Luz. No local tem alguns banquinhos para sentar e apreciar o pôr-do-sol.
Uma outra possibilidade de conseguir uma visão diferente da ponte é pela Avenida Beira-Mar Norte e no Forte S´Antana, que fica praticamente embaixo da ponte, mas ele está fechado para reformas atualmente.
Linha de ônibus “Ponte Viva”
Desde a reabertura da Ponte Hercílio Luz, um micro-ônibus entrou em fase experimental e hoje ganhou titularidade com a linha 673 que faz a rota circular entre o centro da cidade, travessia da ponte e alguns pontos do estreito. O primeiro ponto de partida da linha Ponte Viva é o que fica em frente ao Largo da Alfândega e ele circula entre às 7h e 20h. O valor da passagem paga em dinheiro é R$ 4,50.
Para conferir os horários e locais em que a linha passa, clique aqui.
Esticadinha até a Beira-Mar
Depois do seu passeio pelo Parque da Luz e pela nova Ponte Hercílio Luz, você ainda pode estender até a Avenida Beira-Mar Norte. Por lá pode tomar uma água de coco, um caldo de cana ou uma cerveja gelada. Dá para sentar por ali ou fazer uma caminhada. Ainda é possível alugar uma bike e dar uma volta pela ciclovia da região. Em alguns dias, é possível assistir apresentações de música ao vivo no quiosque próximo do trapiche.