Hotel Fazenda Dona Francisca: Como foi a nossa experiência
Como boa amante de viagens, é claro que eu não posso pensar em passar umas férias sem um roteiro para planejar. Mesmo que às vezes não dê para irmos longe, seja pelo trabalho, estudos das crianças ou pelo orçamento apertado, podemos aproveitar para conhecer o que existe de legal pertinho da gente. Agora que estamos vivendo esse momento de pandemia, essa dica vale também para quem quer dar uma fugida da rotina sem precisar encarar os aglomeros dos aeroportos. Foi em uma dessas ocasiões que decidimos conhecer o Hotel Fazenda Dona Francisca, que fica na cidade de Joinville, norte de Santa Catarina, e é considerado o primeiro hotel cinco estrelas do Brasil em sua categoria.
Serra Dona Francisca e o início do empreendimento
O nome do hotel se dá por sua localização na Serra Dona Francisca, estrada que liga Joinville às principais cidades da região: São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Mafra. Construída originalmente por imigrantes europeus em 1858 com o objetivo de escoar a sua produção comercial (em especial a erva-mate), foi a segunda estrada do Brasil a possibilitar o trânsito de carroças.
Com o sonho de ter um lugar para descansar com sua família aos finais de semana, o proprietário do hotel, Sr. Francisco, iniciou uma longa busca por uma propriedade de lazer. Depois de encontrar um espaço na natureza exuberante da Serra Dona Francisca, eis que o desejo de compartilhar com outras famílias faz surgir o Hotel Fazenda Dona Francisca no ano de 2003.
Definindo o nosso destino
Gostamos de frequentar hotéis fazenda e já visitamos algumas vezes o Hotel Fazzenda Park, de Gaspar/SC, que consideramos o melhor do Estado. Porém, dessa vez queríamos ir a um lugar diferente. Essa propaganda de hotel cinco estrelas nos fisgou e decidimos conhecer o Hotel Fazenda Dona Francisca.
Fomos em uma tarde de domingo do mês de agosto para ficar três noites e voltamos na quarta após o almoço. De Florianópolis a Joinville são cerca de 200km e fizemos uma viagem tranquila.
A Estrutura
Logo que chegamos, fizemos o check-in e fomos ao nosso quarto deixar as malas. Em seguida, saímos para conhecer a estrutura do hotel. Ficamos em um quarto no primeiro andar. Na parte térrea do prédio havia uma mini copa, essencial para quem viaja com bebês. Ali tinha leite em pó, micro-ondas, frutinhas, entre outros itens. Nosso apartamento era limpo e tinha um bom tamanho.
Com a última reforma feita no local, agora são 114 apartamentos disponíveis no empreendimento. Para nos locomover entre o quarto e a parte social do hotel, podíamos ir a pé ou com esse elevador panorâmico, mas um tanto quanto demorado. Para apreciar a vista era uma beleza, mas se tínhamos pressa de chegar ao apartamento, melhor subir o morro a pé mesmo.
Confira também:
Parques Aquáticos em Santa Catarina
7 Dicas de organização para a sua farmacinha de viagem
Em nossa primeira manhã no local, após nosso café da manhã, Beto foi cavalgar com a Melissa e eu e a Mari ficamos brincando no playground e fizemos um passeio de charrete.
Entre as atrações de lazer do Hotel Fazenda Dona Francisca ainda estão: salão de jogos, lago com pedalinho, jacuzzis, piscinas, trilhas, cachoeiras e passeio de trator. Há ainda arvorismo, trekking, tirolesa e escalada.
As crianças também podem brincar com os bichinhos da fazenda (patos, pavões, coelhos, porquinhos-da-índia, pôneis e cavalos) e se divertir com a equipe de recreação.
As piscinas
Apesar de ser o mês de agosto, nós ficamos bastante tempo na piscina com as meninas. Na época em que estivemos por lá, eles tinham recém-inaugurado uma nova piscina com estrutura coberta retrátil para os períodos de calor. Achei a ideia bem original e funcional! Dessa forma o espaço pode ser aproveitado durante as quatro estações do ano, independente do clima.
Ficávamos então intercalando entre esta nova piscina coberta e a piscina térmica. Como possui água aquecida, em algumas poucas oportunidades de tempo mais quente, as meninas também encararam a piscina externa ao ar livre.
A estrutura da piscina conta com área para adultos e infantil, onde tem um escorregador que agrada muito os pequenos. Os adultos podem aproveitar também o bar molhado, área de vôlei e raia de natação. Além disso, a jacuzzi era aquele lugar para dar uma relaxada. Como são fechadas com vidro, ficam protegidas do frio e do vento e assim acabam sendo melhor aproveitadas.
Mais lazer para as kids
Outra área que as meninas curtiram bastante foi um salão onde estavam uma cama elástica, um touro mecânico e algumas outras atrações infantis. Ali a equipe de recreação também fez muitas brincadeiras com a criançada, mas confesso que achei o local um pouco escuro, com aparência de inacabado. Não sei se estava realmente em um período de mudanças mas esse local não tinha um bom aspecto não.
No último dia fizemos um passeio de trator por dentro da floresta. Foi bem divertido! A equipe de recreação vai contando histórias enquanto exploramos uma área de mata atlântica ainda preservada dentro da propriedade do hotel.
Alimentação
Com relação a alimentação do Hotel Fazenda Dona Francisca, nós esperávamos mais. Comida boa, simples, de fazenda, mas sem muitas variedades. Como a hospedagem se gaba de ser o único cinco estrelas de sua categoria no país, achei que ficou devendo nesse quesito. No restaurante tem um Espaço Kids cercado, onde a Mariah ficou bastante tempo brincando enquanto fazíamos confortavelmente a nossa refeição em uma mesa próxima.
Nossa Experiência no Hotel Fazenda Dona Francisca
Ficamos poucos dias no hotel e foi o suficiente para curtir tudo por ali. Como já estivemos em outros hotéis da mesma categoria, é difícil não rolar um comparativo e acredito que o fato de se intitular uma hospedagem com atendimento 5 estrelas gerou uma expectativa que não foi atingida. A estrutura do local é bacana mas nada que surpreenda. Um hotel fazenda comum!
Para mais informações sobre o hotel, consulte o site oficial aqui.
2 Comentários
Mélini Silveira
Olá!
Tudo bem?
Entre o Dona Francisca e o Fazenda park hotel, qual você prefere e qual a diferença entre eles?
Aguardo retorno.
Desde já agradeço!
juliana.m.moraes
Oi Méllini, tudo bem?
Na minha opinião o Fazzenda ainda é o melhor hotel deste estilo no estado! 🙂