Urubici-Corvo-Branco-3
Roteiros,  SANTA CATARINA,  São Joaquim,  Urubici,  Urupema

Viagem de casal: 3 dias na serra catarinense

Pelo menos uma vez por ano eu e o Beto nos programamos para dar uma escapada e tirar um tempo só nosso. Acho essencial que o casal possa curtir uma folga longe dos filhos para manter o romance dentro do casamento, que já é tão cheio de rotinas. Um lugar sempre certeiro para ir em casal é a Serra Catarinense. Já fomos algumas vezes e deixo aqui um mini roteiro como sugestão para você se inspirar e chamar o/a parceiro/a para uma nova lua-de-mel.

Esse tempo para o casal não precisa ser longo, o importante é os dois estarem envolvidos e entregues ao momento. Nós, por exemplo, saímos de Floripa em uma sexta-feira pela manhã e retornamos no domingo final de tarde.

DIA 01 – Urupema, São Joaquim e Urubici

Nosso destino era Urubici e a ideia era fazer paradas pelo caminho em algumas cidades. A primeira deveria ser em Bom Retiro, mas pegamos uma chuva muito forte na estrada e resolvemos passar reto, seguindo até Urupema.

URUPEMA

Localizada a cerca de 200km de Floripa, a cidade tem aproximadamente 2.500 habitantes e é considerada a mais fria do Brasil. Em 2020 registrou o recorde de temperatura baixa no estado marcando -8,1°C nos termômetros. O município tem poucas opções de lazer. O destaque vai para o Morro das Antenas, que fica a 1.750 metros de altitude e para a Cascata que congela.

Paramos para almoçar no Restaurante Fogão Tropeiro, que fica na única avenida da cidade. Atualização: O Restaurante Fogão Tropeiro fechou. Recebi indicação de refeição na cidade no Restaurante Bella Vista, mas não cheguei a conhecê-lo. Em seguida foi a vez de irmos conhecer a praça de Urupema e o famoso termômetro que aparece nas reportagens dos jornais quando o assunto é frio na serra catarinense.

SERRA CATARINENSE_TERMOMETRO URUPEMA
Praça de Urupema

Para chegar no Morro das Antenas, ou Morro das Torres, é preciso ficar ligado porque a sinalização não é muito boa. O acesso para a subida fica próximo de uma curva e não é difícil passar reto por ele. Acertando a entrada, é preciso subir por uma estrada de barro que, muitas vezes, se encontra em mal estado de conservação. Muita atenção nessa hora!

Lá em cima estava muito nublado e não conseguimos apreciar a paisagem. Em compensação, era o tempo ideal para o sincelo, fenômeno que acontece quando uma forte neblina entra em contato com a superfície da vegetação e congela ou forma cristais de gelo.

SERRA CATARINENSE_SINCELO
Sincelo no Morro das Torres
SERRA CATARINENSE_URUPEMA
0ºC na cidade mais fria do Brasil

Apesar do vento forte, que deixava a sensação térmica bem mais baixa do que os 0ºC que estava registrado no termômetro, nós encaramos e subimos no mirante. Claro que não conseguimos avistar nada além de pura neblina, nem ao menos deu para fazer uma foto.

Mais informações sobre o município de Urupema aqui

Como tínhamos horário para chegar no próximo destino, acabamos não indo conhecer a Cascata que Congela. Seguimos então nosso rumo a São Joaquim.

SÃO JOAQUIM

Nosso objetivo aqui era, além de conhecer o centrinho da cidade, fazer uma parada na Vinícola Villa Francioni para um tour + degustação de vinhos. O passeio dura aproximadamente 45 minutos. Enquanto aguardávamos pela nossa vez, houve uma grande movimentação anunciando a chegada da neve. Na verdade parecia uma chuva congelada, mas já foi o suficiente para a alegria dos turistas que esperavam por esse momento.

VILA FRANCIONI KIDS E TRAVEL
Lá de cima, a vista dos parreirais

Passada a euforia, demos inicio a nossa visitação guiada. São dois tipos de modalidade:

• Tradicional: As visitas da modalidade tradicional acontecem desde 2008. O visitante faz um tour guiado pelos 5 andares da vinícola. Depois, a degustação é conduzida na loja com 4 rótulos servidos. As visitas tradicionais acontecem durante a semana (segunda a sexta-feira) às 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30. Nos sábados, domingos e feriados 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h. Valor por pessoa R$ 70,00.
  • Sala VIP: As visitas para a modalidade VIP o visitante consolida a interação entre a arte, labor, investimento, paixão e todos os componentes que transformam a elaboração do vinho em alta cultura. A degustação acontece em uma sala reservada, onde o fundador Dilor recebia somente visitantes convidados. Esta modalidade abre em horários especiais e flexíveis, onde após o tour guiado nos 5 andares da vinícola a degustação de 5 rótulos. Realizada para grupos de 10 até 18 pessoas. O valor de R$ 100,00 por pessoa.

Nós fizemos o tour na modalidade tradicional. Nunca tínhamos feito e achamos bem interessante. Sobre a degustação, nossa preferência foi pelos vinhos brancos e roses.

A vinícola também possui uma Galeria de Arte, que já recebeu obras internacionais como Camille Claudel e artistas nacionais renomados, como Juarez Machado e Luciano Martins.

SERRA CATARINENSE_VINICOLA VF

Saindo da Villa Francioni, seguimos para o centrinho de São Joaquim. Fomos conhecer a praça central da cidade que é conhecida como a capital da maçã e que hoje tem cerca de 27 mil habitantes.

SERRA CATARINENSE_SAO JOAQUIM
Praça de São Joaquim

Saiba mais sobre São Joaquim clicando aqui

URUBICI

• Pousada Cantos e Encantos

Já era final do dia quando nos dirigimos ao nosso destino final: Urubici, mais especificamente à Pousada Cantos e Encantos. A pousada fica na SC-110 – Km 391, e é uma graça. Com apenas seis suítes, a ideia aqui é focar no sossego e no romantismo, e por esta razão eles recebem apenas hóspedes maiores de 16 anos de idade e não aceitam animais de estimação. Para nós foi perfeito, pois era exatamente o que buscávamos!

Ficamos na suíte Amor Perfeito, um sobrado de 55m², com dois andares, piso aquecido (que realmente fez a diferença) e banheira de hidromassagem com vista para as montanhas. Além disso, fica em uma área extremamente reservada e não possui TV no quarto, o que achei o máximo. O nível de detalhes com que o ambiente é preparado impressiona. Desde a decoração do espaço ao café da manhã gourmet, tudo impecável.

SERRA CATARINENSE_POUSADA CANTOS E ENCANTOS
Nosso sobrado na Pousada Cantos e Encantos
SERRA CATARINENSE_POUSADA NA SERRA
Andar térreo da Suíte Amor Perfeito

Os proprietários nos deram um excelente atendimento durante o período em que estivemos por lá, nos auxiliando inclusive na orientação dos pontos turísticos e a montar o roteiro ideal. Eu tinha feito planos para conhecer mil lugares em um só dia, mas depois da conversa com eles, resolvi desacelerar e fazer (bem feita) uma só programação.

Confira aqui tudo sobre a nossa hospedagem em Urubici:

Viagem de casal: Pousada Cantos e Encantos

DIA 02 – Urubici

Na manhã de sábado, quando saímos para o café da manhã encontramos o nosso carro coberto por uma camada fina de gelo. A paisagem também estava linda com a geada da madrugada.

Diferente das outras cidades em que passamos até chegar aqui, Urubici tem muitas opções de lazer, ligados principalmente ao ecoturismo. Cascata do Avencal, Morro do Campestre, Morro da Igreja… É preciso uns 5 dias para conseguir conhecer todas as atrações.

Serra do Corvo Branco / Altos do Corvo Branco

SERRA CATARINENSE_PLACA SERRA CORVO BRANCO

A nossa escolhida foi a Serra do Corvo Branco e seu atrativo Altos do Corvo Branco. A atração é relativamente nova (foi aberta em 2019) e foi a nossa eleita por conta dos seus cinco mirantes com vista panorâmica para os principais pontos de Urubici – do alto do Morro da Igreja ao Cânion do Espraiado. Do Vale do Canoas ao litoral catarinense. Além do que era possível visualizar as curvas da Serra do Corvo lá de cima.

SERRA CATARINENSE_CURVAS DA SERRA CORVO BRANCO
As curvas super fechadas da Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco foi a primeira ligação oficial entre a Serra e o litoral catarinense. Antes de começar a descida, a pista estreita cruza dois paredões imensos, com 90 metros de altura. A parte conhecida como “garganta”, é considerada o maior corte em rocha arenítica do Brasil.

SERRA CATARINENSE_GARGANTA DA SERRA DO CORVO BRANCO
Sentindo a grandeza da natureza

Localizado a 27 km da cidade, o acesso para o Altos do Corvo Branco se dá ao lado do Corte da Serra do Corvo Branco e tem acesso pavimentado até o topo. O atrativo está aberto todos os dias das 8h30 às 18h e custa R$ 30 por pessoa. Não há necessidade de agendamento prévio e em caso de chuva o parque não abre.

Lá em cima tem três trilhas a serem feitas. A primeira possui 135m e dá acesso ao primeiro mirante. A segunda possui 325m e dá acesso ao segundo mirante. A terceira, mais longa, possui no total 1600m e dá acesso a dois mirantes diferentes – de onde se pode ver o Morro da Igreja, o Litoral, a Pirâmide, dentre outras paisagens incríveis.

SERRA CATARINENSE_PIRAMIDE ALTOS DO CORVO
A pirâmide, ao fundo.

É possível também fazer as trilhas de bike, cavalo ou quadriciclo. Outra opção mais light é realizar um piquenique (mas preserve a natureza e leve seu lixo com você).

Hora do jantar

Depois do contato direto com a natureza, voltamos para a pousada para relaxar antes do jantar. Em seguida, fomos ao Restaurante Chateau du Valle, especializado em founde – programinha romântico clássico!

Dica: Faça reserva! Principalmente na temporada de inverno, o restaurante fica lotado e a fila de espera é grande.

DIA 03 – Serra do Rio do Rastro e Floripa

Hora de começar o trajeto de volta. Acordamos mais tarde, tomamos um super café e nos despedimos da Pousada Cantos e Encantos, da qual só levamos boas lembranças.

Serra do Rio do Rastro

Para finalizar o roteiro, deixamos Urubici em direção a estrada da Serra do Rio do Rastro. descemos a Serra que possui mais de 200 curvas, nos mais variados ângulos e inclinações. Ao longo do trajeto há alguns mirantes onde é possível parar o carro para curtir o visual de uma das estradas mais bonitas do Brasil.

SERRA CATARINENSE_RIO DO RASTRO
Placas indicando o início da Serra do Rio do Rastro
SERRA CATARINENSE_MIRANTE SERRA DO RIO DO RASTRO
Parada no Mirante para admirar a paisagem

Ao final da serra, mais especificamente na divisa entre os municípios de Orlean e Lauro Muller, fizemos a nossa última parada na Cervejaria Lohn Bier. Em funcionamento desde 2014, o espaço conta com uma estrutura de 2.000m², onde destaca-se um pub com 18 torneiras que funcionam em serviço de autoatendimento. Além disso, a loja disponibiliza uma grande variedade de rótulos da marca. Para quem tiver interesse, é possível ainda conhecer o processo de produção da fábrica por meio de visitas guiadas.

SERRA CATARINENSE_LOHN
Foto: Divulgação Lohn Bier

Vimos umas pessoas almoçando e os pratos estavam bem bonitos. Nós só conhecemos o espaço, fizemos uma compras por lá e seguimos viagem. Ah, nem precisava falar mas, por favor, se forem beber, não dirijam!!!

Pouco mais de duas horas na estrada e já estávamos de volta a nossa querida Floripa.

Serra Catarinense: 9 lugares para visitar em Urubici

Cachoeira Papuã: a mais recente atração de Urubici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.